A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/11/2014 12:39

Homem que perdeu 45kg por doença, consegue realizar cirurgia na Capital

Filipe Prado

Gildo Lozano, 51 anos, morador em Anastácio, realizou ontem (19) a cirurgia no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, para combater a doença neurocisticercose, que o fez perder 45 quilos.

De acordo com a esposa de Gildo, Valéria Alves de Souza, 35, o Estado cumpriu o prazo de 48h, dado pela Justiça, para providenciar a cirurgia ou a Defensoria iria sequestrar o valor do procedimento, avaliado em R$ 592 mil.

“Foi tudo muito rápido. Eles ligaram falando que ele teria que ser internado na terça-feira (18) para no outro dia realizar a cirurgia”, comentou Valéria. O procedimento durou oito horas.

Gildo está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensivo) do HR, onde deve permanecer por cerca de 48h, depois transferido para um quarto na enfermaria. “Só estamos esperando a recuperação. Mas ele já está consciente, orientado e falando bem”, relatou a esposa.

Ação - A ação foi proposta pela Defensoria Pública, e o juiz de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli, concedeu a liminar dando prazo de 60 dias. Diante do quadro clínico do paciente, o defensor Daniel Provenzano Pereira pediu que o período fosse reduzido. No último dia 7, o magistrado mandou que a cirurgia fosse feita no prazo limite de 20 dias, sob pena de multa diária avaliada em R$ 500. Quanto mais demorar, mais a situação irá se agravar.

Caso – A neurocisticercose afeta o sistema nervoso central e é causada pela ingestão de alimentos contaminados com ovos de parasitas (Taenia solium). Entre os sintomas estão hidrocefalia, convulsões, derrames e cistos no cérebro. Gildo passou a apresentar estes sinais há cerca de um ano. Hoje ele mal consegue falar e só se alimenta à base de líquidos, o que resulta em perda de peso.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions