A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/01/2013 11:26

Hospital Regional vira referência em atendimento de prematuros

Fabiano Arruda
Hospital recebeu certificado do Ministério da Saúde e passa a ser o único do estado no atendimento Método Canguru. (Foto: Divulgação)Hospital recebeu certificado do Ministério da Saúde e passa a ser o único do estado no atendimento Método Canguru. (Foto: Divulgação)

Após ser avaliado e receber certificado do Ministério da Saúde, o Hospital Regional se torna referência em Mato Grosso do Sul no atendimento Método Canguru a partir deste ano.

A unidade é a única no Estado a atuar com este tipo de procedimento destinado aos setores de assistência materno infantil.

Segundo informações do Governo do Estado, serão oito leitos credenciados no HR com objetivo de dar atendimento mais humanizado a recém-nascidos prematuros ou com baixo peso.

“O Método Canguru é uma estratégia que tem como objetivo reduzir o tempo de separação mãe e filho, estimular o aleitamento materno, permitindo maior freqüência e aumento de vínculo, controle térmico e estímulo sensorial do recém nascido. É um trabalho com equipes multi-profissionais da saúde através de uma terapia que promove o envolvimento mais precoce possível da mãe nos cuidados com o bebê”, explica a médica coordenadora da Linha de Assistência Materno Infantil do hospital, Helenita Maria de Oliveira Liberato, em entrevista ao site de notícias do Governo do Estado.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a expansão e fortalecimento do Método Canguru em maternidades brasileiras contribuíram para a consolidação de fundamentos básicos como o acolhimento do bebê e sua família.

Além disso, no último ano, houve redução no número de óbitos em crianças menores de um ano no País. Em 2000, eram 29,7 e, no ano passado, o número caiu para 15,6.

Ainda segundo informações do Ministério, atualmente, são cinco Centros Nacionais para o Método Canguru e 27 maternidades nos 27 estados.

Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions