ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

IBGE tem problemas para levantar rendimentos em censo

Redação | 08/09/2010 14:29

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, confirmou hoje (8) que recenseadores estão tendo dificuldades para coletar dados sobre rendimentos nos domicílios, mas que isso não afeta o andamento do levantamento.

Durante entrevista à imprensa, Pereira Nunes explicou que esse item sempre encontrou resistência da população. "Isso em qualquer pesquisa domiciliar", afirmou. "Tanto faz população de renda alta ou de baixa. Mas nada que impeça de retirar os extremos e trabalhar com a média".

Em relação ao Censo 2010, que já recenseou 59% dos 58 milhões de domicílios no país, de acordo com dados divulgados hoje, ele informou que tudo está dentro do prazo. E que existe a possibilidade de o levantamento terminar em pequenos e médios municípios antes do prazo, em 31 de outubro.

"Não termina antes do prazo porque temos que pensar no Brasil inteiro. Há grandes cidades, como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, onde o grau da dificuldade de realização de uma operação dessa é muito grande, dada a dimensão do número de domicílios", disse.

Pereira Nunes também informou que a coleta de dados já foi normalizada nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, onde a falta de coletes de identificação e de recenseadores atrasou a coleta de dados. "Podemos assegurar que, nesse ritmo, no final de setembro chegaremos em vários estados [com taxas de recenseamento] próximas de 90%", disse Pereira Nunes.

Nos siga no Google Notícias