A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/03/2013 19:12

Idade mínima para cirurgia de redução de estômago cai de 18 para 16 anos

Campo Grande está entre as cinco capitais com maior população obesa do país. São 18,1%

Nyelder Rodrigues

Foi publicado quarta-feira (20) no Diário Oficial da União a alteração que muda de 18 para 16 anos a idade mínima para fazer cirurgia bariátrica, popularmente como de redução do estômago.

A decisão foi tomada após estudos da UnB (Universidade de Brasília) apontarem o aumento no número de adolescentes obesos. A cirurgia é feita em pacientes em que a obesidade traga eminente risco de saúde.

A idade máxima, até então 65 anos, também foi alterada. Com a portaria, a definição se o paciente deve se submeter à cirurgia não será tomada com base na idade, mas levando em conta a avaliação clínica (risco-beneficio), podendo ultrapassar o limite atualmente estabelecido.

Campo Grande é a quinta capital brasileira com o maior número de obesos, com 18,1% da população. A cidade está atrás apenas de Macapá, que tem 21,4%, Porto Alegre, com 19,6%, Natal, com 18,5%, e Fortaleza, que tem 18,4% da população obesa.

A Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF) apontou que 21,7% dos brasileiros na faixa de 10 a 19 anos têm excesso de peso. Em 1970, o índice estava em 3,7%.

A nova linha define como será o cuidado, desde a orientação e o apoio à mudança de hábitos até os critérios rigorosos para a realização da cirurgia bariátrica, considerada pela pasta como último recurso para obter a perda de peso.

A portaria prevê atividades dentro da atenção básica para o cuidado do excesso de peso e de outros fatores de risco associados ao sobrepeso e à obesidade, além do atendimento em serviços especializados. A atenção básica deverá oferecer diferentes tipos de tratamentos e acompanhamentos ao usuário, incluindo atendimento psicológico.

Segundo o ministério, a pessoa com sobrepeso ou com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25 poderá, por exemplo, ser encaminhada a um polo da academia da saúde para a realização de atividades físicas e a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para receber orientações sobre alimentação saudável e balanceada.

(Com informações da Agência Brasil)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions