ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Idade mínima para cirurgia de redução de estômago cai de 18 para 16 anos

Campo Grande está entre as cinco capitais com maior população obesa do país. São 18,1%

Nyelder Rodrigues | 23/03/2013 19:12

Foi publicado quarta-feira (20) no Diário Oficial da União a alteração que muda de 18 para 16 anos a idade mínima para fazer cirurgia bariátrica, popularmente como de redução do estômago.

A decisão foi tomada após estudos da UnB (Universidade de Brasília) apontarem o aumento no número de adolescentes obesos. A cirurgia é feita em pacientes em que a obesidade traga eminente risco de saúde.

A idade máxima, até então 65 anos, também foi alterada. Com a portaria, a definição se o paciente deve se submeter à cirurgia não será tomada com base na idade, mas levando em conta a avaliação clínica (risco-beneficio), podendo ultrapassar o limite atualmente estabelecido.

Campo Grande é a quinta capital brasileira com o maior número de obesos, com 18,1% da população. A cidade está atrás apenas de Macapá, que tem 21,4%, Porto Alegre, com 19,6%, Natal, com 18,5%, e Fortaleza, que tem 18,4% da população obesa.

A Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 (POF) apontou que 21,7% dos brasileiros na faixa de 10 a 19 anos têm excesso de peso. Em 1970, o índice estava em 3,7%.

A nova linha define como será o cuidado, desde a orientação e o apoio à mudança de hábitos até os critérios rigorosos para a realização da cirurgia bariátrica, considerada pela pasta como último recurso para obter a perda de peso.

A portaria prevê atividades dentro da atenção básica para o cuidado do excesso de peso e de outros fatores de risco associados ao sobrepeso e à obesidade, além do atendimento em serviços especializados. A atenção básica deverá oferecer diferentes tipos de tratamentos e acompanhamentos ao usuário, incluindo atendimento psicológico.

Segundo o ministério, a pessoa com sobrepeso ou com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25 poderá, por exemplo, ser encaminhada a um polo da academia da saúde para a realização de atividades físicas e a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para receber orientações sobre alimentação saudável e balanceada.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias