A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

15/08/2010 15:39

Indígena morre engasgado ao almoçar, 2° caso hoje

Redação

O indígena Ataíde Mendes, de 50 anos, morreu engasgado nesta tarde enquanto almoçava. O caso ocorreu na rua Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Foram familiares quem acionaram a Polícia. O filho da vítima contou que ele almoçava quando engasgou com a comida. A família está neste momento na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) para registrar o óbito.

De acordo com o delegado de plantão, João Reis Belo, o caso será registrado como morte a esclarecer. O corpo do indígena será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico.

Essa é a segunda morte por engasgamento registrada hoje na Capital. O advogado Ogair Souza Nogueira morreu na madrugada deste domingo, depois de ter engasgado com um pedaço de carne.

Prevenção - Em caso de engasgamento, se a vítima está consciente, de pé ou sentada, posicione-se por trás dela e coloque seus braços ao redor da cintura da vítima.

Segure um dos punhos com a sua outra mão, colocando o polegar contra o abdome da vítima, entre o final do osso esterno (apêndice xifóide) e o umbigo. De então repetidos puxões rápidos para dentro e para cima, a fim de expelir o corpo estranho. Repita os movimentos até conseguir desobstruir as vias aéreas da vítima, ou então, até ela ficar inconsciente.

Se a vítima está inconsciente, deite-a de costas e posicione-se sobre o seu quadril. Coloque a palma de uma de suas mãos contra o abdome da vítima, cerca de 4 dedos acima do umbigo. Com a outra mão sobre a primeira, comprima 5 vezes contra o abdome da vítima com empurrões rápidos para cima. Depois abra a boca da vítima e pesquise a presença do corpo estranho. Se esse aparecer na boca, retire-o com seu dedo.

Se não, providencie uma ventilação e se o ar não passar, reposicione a cabeça e ventile novamente. Se a obstrução persiste repita o procedimento novamente, até conseguir expulsar o objeto que causa a obstrução respiratória.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions