A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

24/09/2013 23:26

Indígenas denunciam precariedade no serviço de saúde

Vinícius Squinelo

Lideranças das aldeias indígenas de Aquidauana e Anastácio estiveram na Assembleia nesta terça-feira (24) para pedir apoio do deputado estadual Felipe Orro (PDT) ao movimento que encampam pela substituição do coordenador geral da Sesai (Secretaria de Saúde do Índio), Nelson Carmelo, a quem acusam de descaso no cumprimento de suas funções. Alegam que falta medicamentos, atendimento médico e infraestrutura nas aldeias e afirmam que o coordenador sequer os recebe para dialogar e que nunca visitou as aldeias para se inteirar da situação.

Cerca de 50 indígenas ocupam uma sala da Coordenadoria, em Campo Grande, em um protesto contra a permanência do coordenador no cargo; na semana passada eles chegaram a bloquear o trânsito na BR-262 entre Aquidauana e Miranda, sempre com o objetivo de chamar a atenção para o problema que enfrentam. “O coordenador não quis nos receber, ficou trabalhando no andar de cima. Agora está despachando de outro prédio”, disse o cacique da aldeia Aldeinha, de Anastácio, Enéias Campos da Silva.

O deputado Felipe Orro se dispôs a tentar uma intermediação junto a Brasília para resolver o impasse. “Considero justas as reivindicações e o governo federal precisa ouvir as comunidades. Se estão insatisfeitos é porque alguma coisa não está certa. Ninguém sai da sua casa para protestar, ocupar prédio público, bloquear rodovia sem uma razão forte que o leve a isso. Vou pedir o apoio dos demais deputados para que a Assembleia, como instituição, tome uma posição”, disse Felipe Orro.

Também integravam a comitiva o cacique Joseniel Martins da Aldeia Buritizinho, o professor Vanderlei Dias Cardoso da aldeia Limão Verde e José Luis Leite Torres, também da aldeia Buritizinho.

Decisão do STJ ajuda na tramitação da reforma da Previdência, diz líder
O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse hoje (20) que a suspensão, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da decisão que impe...
Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar até R$ 20 milhões na terça
Nenhum apostador acertou os seis números sorteados deste sábado (20) e a Mega-Sena acumulou mais uma vez. No próximo sorteio, que será na terça-feira...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions