ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Inscrição para trabalho voluntário na Copa termina nesta semana

Stênio Ribeiro, da Agência Brasil | 11/03/2014 20:36

Quem quiser participar do Programa de Voluntários para a Copa do Mundo 2014 tem até domingo para se inscrever pelo portal Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte. Para o Rio de Janeiro, são 1.500 vagas, sendo que 80 serão destinadas a servidores municipais, que ocuparão o cargo de coordenador de mobilidade urbana, durante o evento.

O trabalho dos servidores consiste em ajudar na orientação para o deslocamento e direcionamento de turistas nos dias de jogos. O vice-presidente da Rio Eventos Especiais, Márcio Valente, explica que as vagas para os servidores da prefeitura decorre do fato de eles conhecerem muito bem a cidade.

“O funcionário da prefeitura é um conhecedor da cidade, além de ter identificação com a cidade, ter amor pela cidade, ele já conhece os pontos turísticos, a mobilidade da cidade, o funcionamento do transporte público. Então, isso facilita na hora de orientar os turistas que vão chegar para o evento. É o comprometimento do voluntário, da pessoa que é carioca com o evento e com os turistas que virão visitar o nosso Rio de Janeiro”.

De acordo com ele, a estimativa é que o Rio de Janeiro receba de 500 a 600 mil turistas durante a Copa do Mundo, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A cidade receberá sete jogos, incluindo uma partida das quartas de final e a final. O Rio vai abrigar também o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), no Riocentro; o Centro Aberto de Mídia e a Central da Fifa, no Forte de Copacabana; e o Fifa Football for Hope, evento social na Vila Olímpica do Caju, com delegações de crianças carentes de 32 países.

A inscrição do candidato a voluntário deve ser feita no endereço eletrônico do governo federal, informando que é funcionário público do Rio de Janeiro, ou não para os demais. O serviço voluntário não tem nenhuma contrapartida, e deve ser prestado fora do horário de trabalho na prefeitura.

Os voluntários precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar pelo menos sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de quatro horas. O processo de seleção inclui a convocação do candidato por e-mail, capacitação à distância e um treinamento presencial durante quatro fins de semana, que vai abordar temas como hospitalidade, história do futebol, segurança, primeiros socorros, idiomas e trabalho em equipe.

Todos os voluntários receberão uniforme com casaco, camisa, calça, boné e sacola, bilhete único, refeição, seguro de acidentes pessoais e kit alimentação.

Segundo o Ministério do Esporte, na Copa das Confederações, no ano passado, as seis cidades-sede tiveram 7 mil voluntários. Para este ano, o Rio de Janeiro já tem 4.348 pessoas inscritas para disputar uma das 1.500 vagas.

Nos siga no Google Notícias