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Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

13/07/2018 13:35

INSS disponibilizará extrato somente em aplicativo ou com agendamento

Medida visa assegurar mais agilidade nos atendimentos presenciais

Kleber Clajus
No ano passado, houve 60.960 emissões do documento em agências de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)No ano passado, houve 60.960 emissões do documento em agências de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizará, a partir de segunda-feira (16), o extrato previdenciário aos segurados somente em seu site, aplicativo ou por agendamento.

Mudança, conforme o instituto, pretende reduzir filas e agilizar o atendimento nas agências que, no ano passado, registraram 60.960 emissões do documento em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, por sua vez, foram 9 milhões de atendimentos para obtenção dos extratos.

Instrução normativa havia estabelecido que o aplicativo Meu INSS será o principal canal de emissão de extratos e solicitações de serviços do INSS. Contudo, se encontrar dificuldades no processo o cidadão pode agendar o atendimento em uma agência previdenciária.

Consulta ao extrato também está disponível no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, enquanto no aplicativo do instituto podem ser consultados o histórico de crédito de benefício, carta de concessão, extratos de empréstimo consignado, de imposto de renda e consulta de declaração de benefício - consta/nada consta.

No caso do aplicativo Meu INSS o cadastro requer dados pessoais e da carteira de trabalho do segurado, sendo realizadas perguntas para confirmar sua identidade, bem como de datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes das empresas onde trabalhou e valores recebidos. Se errar uma pergunta é necessário aguardar 24 horas para uma nova tentativa, ligar no 135 ou, em último caso, ir a uma agência.



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