ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Após 30 anos, MS tem novo hospital regional de alta e média complexidades

Com 20 especialidades, nova unidade será custeada pelo governo com atendimento exclusivo do SUS

Gabriela Couto | 23/06/2022 10:35
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) dando entrevista em frente ao Hospital Regional de Três Lagoas. (Foto: Chico Ribeiro)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) dando entrevista em frente ao Hospital Regional de Três Lagoas. (Foto: Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) inaugurou hoje (23) o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, a 327 km de Campo Grande. Segundo ele, a entrega é um marco para o Estado.

“O último hospital desse porte entregue no Estado foi o Hospital Regional Rosa Pedrossian e fazem 30 anos. Ele está todo equipado e terá mais de 20 especialidades. Hoje está com cerca de 120 leitos e a partir de setembro terá mais 70, que vão chegar a quase 200 na Costa Leste”, afirmou o governador.

A meta é estar em pleno funcionamento a partir de 1º de agosto. “Ele foi bancado por recursos estaduais e vai desafogar essa região. Fará a diferença na vida das pessoas. Vai atender apenas o SUS (Sistema Único de Saúde) e faz parte da regionalização da saúde. É um ganho coletivo para a sociedade. Desafoga a média e alta complexidades de Mato Grosso do Sul.”

Parte interna do hospital com leitos e funcionários; atendimento começa hoje. (Foto: Chico Ribeiro)
Parte interna do hospital com leitos e funcionários; atendimento começa hoje. (Foto: Chico Ribeiro)

Reinaldo assumiu governo em 2015 e o Estado tinha 4.178 leitos gerais, entre clínicos e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Neste ano, quando entrega a administração estadual, serão 4.987 leitos funcionando pelo SUS para a população. Sendo que no começo da administração do tucano eram 245 leitos de UTI e agora no final serão 498.

Governador afirmou que está feliz por fazer parte deste momento na cidade. “É um dia muito especial. Uma grande obra que vai diminuir o sofrimento das pessoas”. A obra custou mais de R$ 67 e recebeu R$ 36,6 milhões em equipamentos.

O secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, destacou a importância da regionalização do setor. “Vou andar com a foto desse hospital no bolso, para provar para todo mundo que a regionalização existe.”

Já o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, relembrou da época que a esposa, na época prefeita da cidade e hoje senadora Simone Tebet (MDB), projetou o hospital. “Graças a gestão do governador estamos tornando ele realidade. Esse é o governo que entrega uma obra por hora”, discursou.

Enfermaria do novo hospital regional de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas. (Foto: Chico Ribeiro)
Enfermaria do novo hospital regional de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas. (Foto: Chico Ribeiro)

O prefeito da cidade, Ângelo Guerreiro (PSDB) agradeceu a família que leva o nome do hospital e que doou a área onde ele foi construído. “Gratidão a vocês. Antes só tinha uma placa e não tinha dinheiro. É fácil jogar a batata quente nas costas dos outros. Hoje Três Lagoas está em pleno canteiro de obras, graças a atual gestão.”

A unidade será referência no atendimento em saúde para 289,5 mil habitantes de 10 cidades da Costa Leste de Mato Grosso do Sul: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Nos siga no Google Notícias