ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após três semanas de chuva, produtores iniciam colheita do milho

Na região de Dourados, colheita foi retomada nesta semana, mas deve ser intensificada na semana que vem, após mais alguns dias de sol forte para diminuir umidade dos grãos

Helio de Freitas, de Dourados | 23/07/2015 10:28
Colheita do milho foi retomada em Dourados após quase três semanas de chuva (Foto: Eliel Oliveira)
Colheita do milho foi retomada em Dourados após quase três semanas de chuva (Foto: Eliel Oliveira)

Depois de 20 dias de chuva, produtores da região de Dourados, a 333 km de Campo Grande, iniciaram nesta semana a colheita do milho segunda safra. A precipitação pluviométrica deste mês, que até ontem chegou a 97 milímetros – o dobro do volume normalmente registrado em julho – atrasou a colheita em 25 dias, segundo os agricultores.

Apesar de alguns produtores, temendo mais chuva nas próximas semanas, terem colocado as máquinas nas lavouras nesta semana, boa parte vai iniciar a colheita apenas na semana que vem. Estão esperando mais uns dias de sol, para diminuir a umidade dos grãos. Dourados plantou 130 mil hectares de milho nesta safra.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, é um dos produtores de milho que só vão começar a colher na semana que vem. Segundo ele, esse é o segundo atraso na safra de milho, já que os agricultores tinham demorado duas semanas para iniciar o plantio, também por causa do excesso de chuva.

Apesar das condições climáticas desfavoráveis no momento do plantio e agora na colheita, os produtores não acreditam em perdas significativas. Choveu bem na região durante o desenvolvimento da planta e os agricultores esperam boa produção nesta safra. Em Mato Grosso do Sul a estimativa é de 90 sacas por hectare.

Segundo Lúcio Damália, se existir perda, não chegará a 5%. Entretanto, o produtor espera gastos maiores com transporte e risco de encontrar preços menos vantajosos na hora de vender a produção.

Neste ano, Mato Grosso do Sul plantou 1,65 milhão de hectares com milho segunda safra. A previsão é de produção de 8,3 milhões de toneladas na temporada 2014/2015.

Nos siga no Google Notícias