ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Apreensões batem recorde e polícia antecipa incineração de drogas

Entorpecente apreendido neste ano pelo DOF chega à metade de todo o montante interceptado nos 12 meses de 2016

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2017 12:52
Tabletes de maconha são jogados em forno de indústria em Dourados (Foto: Adalberto Domingos)
Tabletes de maconha são jogados em forno de indústria em Dourados (Foto: Adalberto Domingos)

Apesar de o Paraguai anunciar operações para destruir as lavouras de maconha na fronteira com Mato Grosso do Sul, as apreensões aumentam todos os anos no lado brasileiro. É tanta droga interceptada nas estradas que a polícia teve de antecipar a incineração para liberar espaço no depósito do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Nesta quarta-feira (24), a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e o DOF estão incinerando mais 12,3 toneladas de maconha, cocaína, haxixe, crack, lança-perfume, LDS e ecstasy.

A queima é feita no forno de uma fábrica de farinha de osso, no Distrito Industrial de Dourados, como mostra vídeo abaixo.

De acordo com a Defron, essa incineração só está ocorrendo hoje devido ao grande volume de droga apreendida nos últimos dias. A mais recente tinha sido feita no dia 12 de abril, quando foram incineradas nove toneladas. O intervalo que era para ser de 90 dias foi reduzido pela metade.

O entorpecente incinerado hoje são de apreensões da própria Defron de fiscalizações das estradas feitas pelo DOF em várias comarcas do sul do Estado, além de drogas pertencentes a inquéritos que tramitam no 2º Distrito Policial em Dourados.

Maconha transportada em malas também foi levada para ser destruída (Foto: Adilson Domingos)
Maconha transportada em malas também foi levada para ser destruída (Foto: Adilson Domingos)

Balanço – De acordo com a assessoria de imprensa do DOF, de 1º de janeiro até agora o departamento já apreendeu 31,3 toneladas de maconha, 147,2 quilos de cocaína, 36,9 quilos de haxixe e prendeu 118 pessoas por tráfico.

Em todo o ano passado foram 60,2 toneladas de maconha, 589 quilos de cocaína, 18 quilos de haxixe e 403 pessoas presas. Já em 2015 foram 46,4 toneladas de maconha, 287,8 quilos de cocaína, 65 quilos de haxixe e 319 presos.

Em 2017 o DOF também já apreendeu 13.328 unidades de LSD, uma droga sintética muito consumida em festas com música eletrônica. Foi a primeira vez em três anos que o departamento apreendeu esse tipo de entorpecente.

Nos siga no Google Notícias