ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Audiência na segunda retoma sonho de ferrovia entre Dourados e PR

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2017 10:43
Traçado projetado pela Ferroeste inclui ramal ligando Dourados a Cascavel (Foto: Divulgação)
Traçado projetado pela Ferroeste inclui ramal ligando Dourados a Cascavel (Foto: Divulgação)

A cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai sediar na segunda-feira (16), às 16h, a última das quatro consultas públicas promovidas pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.), para explicar a proposta de construção de uma nova ferrovia entre a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá. A reunião será no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

As outras três consultas ocorreram em Guarapuava (PR), Cascavel e Curitiba, entre os dias 5 e 9 deste mês. segundo a Prefeitura de Dourados, a principal finalidade é receber contribuições da sociedade civil sobre o modal ferroviário. Após as audiências, a Ferroeste pretende iniciar discutir a viabilidade da nova ferrovia.

O sonho de uma ligação férrea entre Dourados e o porto de Paranaguá é antiga. O município já teve estrada de ferro, que passava pelo distrito de Itahum, ligando Maracaju a Ponta Porã, mas o sistema está desativado há décadas.

No dia 27 de setembro, a prefeita Délia Razuk (PR) manteve audiência com o govenador do Paraná, Beto Richa (PSDB) sobre o ramal da Ferroeste. “A ferrovia é muito importante, não só para Dourados como também para Mato Grosso do Sul. Iria impulsionar o desenvolvimento da região, barateando custos de escoamento da produção e um atrativo a mais para potenciais investidores”, disse ela.

Nos siga no Google Notícias