A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

22/07/2011 15:59

Bois e cavalos serão vetados na área urbana de Dourados a partir de outubro

Marta Ferreira

A Prefeitura de Dourados deu prazo até o dia 11 de outubro para quem cria bovinos e equinos na área urbana retirar os animais dessa região, em atendimento a uma lei que proíbe a presença de animais no perímetro urbano.

A partir dessa data, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vai recolher os animais encontrados na área urbana e multar o dono, se for localizado.

A proibição da presença de animais desse tipo na área urbana é prevista na lei 3.180, de 3 de dezembro de 2008, que sofreu alterações em julho. Após as modificações, foi dado prazo de 90 dias a contar da publicação para que os proprietários desses animais possam providenciar novo local para eles.

Na antiga redação da lei, constava o impedimento para a criação de galináceos, patos e ganso, ovinos, caprinos e suínos e agora foram acrescentados os equinos e bovinos. No entanto, o prazo citado vale apenas para esses dois últimos casos. Para os demais as determinações seguem normalmente.

A exceção são as instituições militares e aos hospitais veterinários, além dos carroceiros, que dependem dos animais para o sustento da família. Eles devem estar cadastrados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

De acordo com a Prefeitura de Dourados, a intenção com as alterações da lei é melhorar a qualidade de vida da população, evitando a disseminação de doenças e consumo de produtos de origem animal sem inspeção. Há uma preocupação também com a redução dos acidentes de trânsito provocados pela presença de animais.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions