ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Bope desocupa fazenda invadida e índios denunciam truculência

Ainda não se sabe quantos indígenas ficaram feridos durante a desocupação

Adriano Fernandes e Marta Ferreira | 01/08/2019 20:14
Do alto é possível notar incêndios em meio à pastagem. (Foto: Direto das Ruas)
Do alto é possível notar incêndios em meio à pastagem. (Foto: Direto das Ruas)

Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) com o apoio do Choque retiraram o grupo de índios que ocupava uma fazenda, desde a manhã desta quinta-feira (01), na área rural de Aquidauana – a cerca de 135 quilômetros da Capital.

O grupo, composto por cerca de 200 índios da etnia Kinikinau exigia a desocupação imediata da propriedade. De acordo com o advogado Eloy Terena, militante da causa, os militares teriam agido sem ordem judicial.

Em vídeo divulgado pelo grupo e compartilhado nas redes sociais, um dos líderes da ocupação aparece com a cabeça ensanguentada. “A gente não vai parar por isso. Vamos dar continuidade na luta”, diz o homem, durante a retirada. 

Ao advogado, os índios informaram que os policiais agiram com truculência e diante do forte armamento utilizado, decidiram ceder a desocupação. Ainda não se sabe, se outros índios ficaram feridos durante a ação. Em imagens adquiridas pela reportagem, também é possível notar fogo em áreas isoladas das pastagens.

À reportagem, o major Vilmar Fernandes, comandante do Bope na Capital confirmou a retirada dos índios, mas informou que não tinha mais detalhes da operação. “Houve a retirada e eles continuarão fazendo a segurança da região, enquanto for necessário”, resumiu. O Chope  também informou que o grupamento está incomunicável. No local não há sinal de celular. 

Invasão – Desde o início da invasão pela manhã, policiais civis e militares participavam das negociações. Os índios teriam, inclusive, apresentado documentos que comprovariam que eram donos das terras ao caseiro da fazenda, que estava no local apenas na companhia da esposa.

Liderança com ferimento na cabeça. (Foto: Direto das Ruas)
Liderança com ferimento na cabeça. (Foto: Direto das Ruas)
Comboio de viaturas chegando na propriedade. (Foto: Direto das Ruas)
Comboio de viaturas chegando na propriedade. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias