ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Cassems promove ação em Dourados para combate ao câncer

Francisco Júnior | 09/02/2013 13:51

A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores Públicos de MS) realiza em Dourados de 14 a 22 de fevereiro o “Dia M”, ação de combate aos dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres em todo o mundo: o câncer de mama e o câncer de colo uterino.

Para evitar todos os sofrimentos que o câncer traz ao paciente e à família, a Cassems, por meio da auditoria analítica, buscou as beneficiárias acima de 50 anos de idade que não tinham realizado a mamografia e preventivo do câncer de colo uterino há mais de 2 anos e convocou-as para o "Dia M: Dia da Mulher", para a realização de seus exames com horário pré-agendado pela Central de Atendimento Cassems.

Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), 31% das mulheres, dentro da faixa etária de risco, não realizam periodicamente esses exames tão importantes para a saúde feminina.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, esses números mostram que as campanhas e os programas como o “Dia M” são necessárias e importantes para melhorar a qualidade de vida das mulheres. “Quando criamos o “Dia M”, já sabíamos que era alto o índice de mulheres que nunca haviam realizado os exames preventivos básicos”.

Budib acredita que esse é o único caminho para amenizar esse mal que é a maior causa de morte de mulheres no Brasil. “Esses números mostram que o nosso trabalho será árduo, mas ao mesmo tempo compensador. Ainda que o interesse e a preocupação em realizar os preventivos não sejam os esperados por nós, sabemos que a cada exame realizado, ajudamos a reduzir a incidência do câncer na população feminina”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias