A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Outubro de 2017

11/06/2015 23:15

Cerimônia marca 150 anos da vitória da Batalha Naval do Riachuelo

Diário Corumbaense
Ação foi decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). (Fotos: Ricardo Albertoni/DC)Ação foi decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). (Fotos: Ricardo Albertoni/DC)

Na manhã desta quinta-feira (11), o Comando do 6º Distrito Naval realizou cerimônia cívico-militar em comemoração aos 150 anos da vitória da Batalha Naval do Riachuelo. O evento foi realizado em frente ao pórtico do 6º Distrito, em Ladário. Na ocasião, militares foram condecorados, houve desfile e demonstração de força com disparos de canhões e sobrevoo de helicópteros. Autoridades civis e a população estiveram presentes.

O contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, comandante do 6º DN, explicou o porquê da importância das comemorações dessa data. “A Batalha Naval do Riachuelo foi um evento fundamental porque, naquela época, ganhar aquela guerra que nós estávamos travando e a batalha foi fundamental porque ela cortou a logística do oponente e nós fomos vitoriosos.”

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, afirmou que é de suma importância que as autoridades civis participem dessas comemorações. “Além da vitória do Brasil numa guerra importante, aqui para nós representou a potencialidade econômica da livre navegação da nossa hidrovia, representou o fortalecimento da presença brasileira nesse território e as potencialidades econômicas que decorrem daí. A presença da Marinha representa para nós, além da segurança, o fator muito preponderante na economia e na qualidade de vida do nosso povo, o prefeito da cidade tem todos os motivos para estar aqui”, afirmou.

As comemorações dos 150 anos da vitória tiveram início na semana passada com a realização de diversas atividades realizadas em Corumbá e Ladário e serão encerradas com a tradicional Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo, que terá saída e chegada ao Pórtico do Comando do 6º DN, em Ladário, a partir das 08 horas do dia 21 de junho.

Histórico da data

Conhecida como a “Data Magna da Marinha”, a Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma ação decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A vitória do Brasil está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra, mas foi invertida a situação.

MPE apura em inquérito possível irregularidades no CCZ de Dourados
O MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) apura desde o início do mês em inquérito civil a existência de irregularidades ambienta...
STF derruba liminares que impediam demarcação de terras indígenas em MS
O STF (Supremo Tribunal Federal) cancelou liminares que suspendiam a homologação de terras indígenas em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande. ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions