ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Cerimônia marca 150 anos da vitória da Batalha Naval do Riachuelo

Diário Corumbaense | 11/06/2015 23:15
Ação foi decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). (Fotos: Ricardo Albertoni/DC)
Ação foi decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). (Fotos: Ricardo Albertoni/DC)

Na manhã desta quinta-feira (11), o Comando do 6º Distrito Naval realizou cerimônia cívico-militar em comemoração aos 150 anos da vitória da Batalha Naval do Riachuelo. O evento foi realizado em frente ao pórtico do 6º Distrito, em Ladário. Na ocasião, militares foram condecorados, houve desfile e demonstração de força com disparos de canhões e sobrevoo de helicópteros. Autoridades civis e a população estiveram presentes.

O contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, comandante do 6º DN, explicou o porquê da importância das comemorações dessa data. “A Batalha Naval do Riachuelo foi um evento fundamental porque, naquela época, ganhar aquela guerra que nós estávamos travando e a batalha foi fundamental porque ela cortou a logística do oponente e nós fomos vitoriosos.”

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, afirmou que é de suma importância que as autoridades civis participem dessas comemorações. “Além da vitória do Brasil numa guerra importante, aqui para nós representou a potencialidade econômica da livre navegação da nossa hidrovia, representou o fortalecimento da presença brasileira nesse território e as potencialidades econômicas que decorrem daí. A presença da Marinha representa para nós, além da segurança, o fator muito preponderante na economia e na qualidade de vida do nosso povo, o prefeito da cidade tem todos os motivos para estar aqui”, afirmou.

As comemorações dos 150 anos da vitória tiveram início na semana passada com a realização de diversas atividades realizadas em Corumbá e Ladário e serão encerradas com a tradicional Corrida Rústica Batalha Naval do Riachuelo, que terá saída e chegada ao Pórtico do Comando do 6º DN, em Ladário, a partir das 08 horas do dia 21 de junho.

Histórico da data

Conhecida como a “Data Magna da Marinha”, a Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma ação decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A vitória do Brasil está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra, mas foi invertida a situação.

Nos siga no Google Notícias