A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

20/08/2013 11:54

Com 110 liminares de despejo, Cigcoe começa retirar famílias de fazenda

Aliny Mary Dias

Após pedido do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul, a Justiça Federal expediu, no início deste mês, 110 liminares para despejo de famílias que compraram lotes irregulares de propriedades destinadas à reforma agrária no Estado.

Segundo a assessoria do órgão, foram feitos 350 pedidos de despejo, mas apenas parte deles foram acatados pela Justiça. Com a autorização judicial, militares da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) da Capital estão em Itaquiraí, a 410 quilômetros de Campo Grande, desde a madrugada desta terça-feira (20) para cumprir as ordens.

Em Itaquiraí, a fazenda alvo da ação é a Santo Antônio que possui 28 mil hectares e mais de 1,1 mil famílias assentadas. Segundo o Incra, muitas famílias compraram o lote de forma irregular em 2010 e corriam o risco de despejo.

A primeira ordem expedida é para o despejo de 50 famílias e duas delas foram colocadas para fora da fazenda após a ação da tropa de choque da Cigcoe. Segundo o Incra, as famílias foram notificadas e sabiam que corriam o risco de perder os lotes.

Além dos militares da Cigcoe, dois oficiais de Justiça, servidores do Incra e caminhões para retirada das mudanças estão em Itaquiraí. Não há previsão para a retirada das 50 famílias, mas as ordens devem ser cumpridas até o fim da semana.

Além da Fazenda Santo Antônio, a Fazenda Itamarati em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, também será alvo de ações de despejo. Ainda não há data definida para a retirada das famílias, segundo o Incra.

Justiça manda caçar mandato de vereador condenado por ameaça
O vereador Edicarlos Oliveira Lourenço de Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, teve o mandato cassado após ser condenado em um processo...
Condutor foge após veículo com 255 kg de maconha capotar na MS-156
Policiais rodoviários estaduais apreenderam um veículo carregado com aproximadamente 255 kg de maconha, no início da tarde de ontem (21), em Amambaí,...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions