ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Com acidentes e pouca comida, capivaras são transferidas de lagoa para parque

Cerca de 160 animais vivem na área urbana e pelo menos metade deve se mudar

Tainá Jara | 12/09/2019 16:52
Trinta e dois animais foram retirados da lagoa nesta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas)
Trinta e dois animais foram retirados da lagoa nesta semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas)

Acidentes de trânsito e risco de escassez de comida levaram a transferência de parte das capivaras que vivem na Lagoa Maior, localizado na região urbana de Três Lagoas, município distante 339 quilômetros de Campo Grande. Na tarde desta quarta-feira, 32 animais foram retirados do local e levadas para o Parque Natural Municipal do Pombo, a 40 quilômetros da cidade.

A ação faz parte de estratégia de manejo da Semea (Secretaria Municial de Meio Ambiente) e foi realizada entre às 15h30 e às 20h30. Permanecem no espaço em torno de 130 capivaras. A meta é realizar a transferência de metade dos animais.

Com autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambinte), a medida integra o plano da secretaria de retirar parte das capivaras da Lagoa e levá-las para um local onde terão maior liberdade e diversidade de alimentação. O secretário, Toniel Fernandes, reforça que a seca e o trânsito eram os maiores problemas enfrentados pelas capivaras.

“Desde o início da estiagem, nós começamos a complementar a alimentação delas com cana triturada, alimento que tem boa aceitação e disponibilidade mesmo na estação seca. Em busca de comida, era comum as capivaras se deslocarem para os bairros, correndo risco de serem atropeladas. O Parque do Pombo é vasto e possui vegetação suficiente para que elas se alimentem bem, sem contar que é cercado por córregos”, explicou.

Contando com reforço da PMA (Polícia Militar Ambiental), o trabalho foi feito pela equipe da Semea.

Parque do Pombo é uma reserva com 8 mil hectares de área preservada, cercada pelo Rio Pombo e Córrego Tapera e, atualmente, é o habitat de centenas de espécies de animais e vegetais.

Nos siga no Google Notícias