ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com mais eleitores que habitantes, prefeitura questiona contagem do IBGE

Prefeitura pede recontagem na Justiça. Crescimento da população teria sido apontado como menor

Izabela Sanchez | 16/05/2018 15:57
(Paulo Francis)
(Paulo Francis)

Por erro no censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo alega o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), o município de Costa Rica, a 305 km de Campo Grande, tem mais eleitores registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do que habitantes. Isso porque, argumenta o prefeito, o instituto cometeu equívocos ao estimar a população da cidade.

“O crescimento de Costa Rica nos últimos anos é em torno de 5%, enquanto que o IBGE só atualiza em 1,15%. Então nos últimos 7 anos, há um déficit na populalão de aproximadente 30%”, comenta.

O último censo do IBGE ocorreu em 2010 e contabilizou 19.695 habitantes. A estimativa atual seria de 20.159 moradores. O TRE, por sua vez, aponta 20.436 eleitores, 277 a mais do que a contagem do instituto.

O prefeito chama o crescimento da cidade de “acima do normal”. “Nos últimos anos ocasionou um déficit de população 36,89%, então isso quer dizer que Costa Rica tem aproximadamente 28 mil habitantes, pelos dados do município”, argumenta.

A Prefeitura ingressou com ação judicial e pede a recontagem da população. A ação tramita no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região). A primeira decisão negou liminar e a Prefeitura recorreu.

“A população sabe que o censo está errado pelo número de contas ligadas, por exemplo. Nós temos 8,501 domicílios”, afirma o prefeito. 

A reportagem procurou o IBGE, que ficou de apresentar um posicionamento nesta quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias