ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Continua indefinida negociação salarial da indústria da celulose

Caroline Maldonado | 03/10/2014 08:55
Funcionário e sindicalistas já fizeram manifestações em frente as unidades (Foto: Divulgação/Sititrel)
Funcionário e sindicalistas já fizeram manifestações em frente as unidades (Foto: Divulgação/Sititrel)

O sindicato que representa funcionários da indústria de papel de celulose em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, planeja para a próxima terça-feira (7) reunião com empregados da International Paper para votação do reajuste salarial proposto pela empresa. A negociação se estende desde julho deste ano e na última semana as indústrias não sinalizaram qualquer alteração na proposta, segundo o presidente do Sititrel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose), Almir Morgão. 

Conforme o sindicato, 220 funcionários poderão votar contra ou a favor o aumento de 7% no salário da categoria, que representa 0,63% de ganho real. As indústrias Eldorado Brasil e Fibria, que também têm unidade no município, fizeram a mesma proposta. Em apuração de votos feita no dia 24 de setembro, 66,4% dos empregados Eldorado não aceitaram proposta. Na Fibria, 67% dos que votarão rejeitou o reajuste, em votação promovida no dia 23 de setembro.

De acordo com o presidente do Sititrel, caso o resultado da próxima votação seja desfavorável a proposta das empresas, os sindicalistas levarão o caso a justiça para tentar reajuste de 8,33%, que daria aumento real de 2%.

Greve - Almir não descarta ainda a possibilidade de uma paralisação, se o caso for para a justiça. “Pode ser que façamos a greve para forçar as empresas a negociar e também o legislativo a agilizar os processo”. Há duas semanas, funcionários e sindicalistas fizeram manifestações em frente a Fibria e Eldorado.

No dia 23 de setembro, a Fibria informou que permanece firme na proposta de 0,63% de ganho real aos seus funcionários. A Eldorado Brasil informou dias antes que mantém diálogo aberto com o Sititrel, mas prefere não comentar os assuntos que estão em negociação. Após uma das manifestações no dia 15 do mês passado, a International Paper informou que está negociando com o Sititrel, mas também não deu detalhes da negociação.

Nos siga no Google Notícias