A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 28 de Maio de 2017

10/05/2011 15:06

Coordenador da Funai continua refém em aldeia por querer trocar chefe de posto

Paula Maciulevicius

Índios só liberam Edson Fagundes se a substituição for por um dos candidatos da aldeia

O coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, continua refém dos índios na aldeia Buriti, em Sidrolândia, município distante 71 quilômetros da Capital. Segundo informações, Edson ficou refém por querer trocar o coordenador das aldeias em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Samuel Dias, para colocar um parente.

Os índios da etnia terena não aceitam a troca e pedem a permanência do chefe do posto da reserva atual ou a substituição pelo professor Maioque da aldeia Tereré ou Argeu Reginaldo, da aldeia Água Azul.

Esta é a segunda represália feita pelos índios para a substituição de Samuel Dias. Em março no ano passado dois funcionários da Funai também foram feitos reféns, porque os índios da reserva queriam que Argeu Reginaldo assumisse a coordenação. Os índios só liberaram os dois homens depois de uma negociação com a diretoria do órgão.

Equipes da Funai e da Polícia Federal estão em deslocamento para a aldeia. Os índios afirmam que só soltam Edson Fagundes se a substituição for por um dos candidatos da aldeia.

O coordenador regional é mantido como refém desde ontem (9). Segundo o coordenador interino do órgão, Anderson Benites, Edson Fagundes foi até o município de Dois Irmãos do Buriti para uma reunião e teria ido até a aldeia.

De acordo com a Funai, a população na aldeia é de mais de 3 mil índios.

Em maio do ano passado, cerca de 100 indígenas da Aldeia Buriti fizeram o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir Volk, e mais 50 servidores reféns. Na ocasião, os terenas reclamaram que tiveram a promessa de repasse de recursos por parte da prefeitura, fato que acabou não acontecendo e motivando o protesto.

Coordenador da Funai é feito refém por índios da aldeia Buriti
Polícia Federal foi acionadaÍndios da etnia terena mantêm como refém desde ontem (9) o coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio)...
Homem é ferido com seis facadas por cunhado
Ernandis Rodrigues dos Santos de 30 anos foi ferido com seis facadas na noite de sábado (27) durante uma briga com o cunhado Daniel Silvestre da Cruz...
Revoltado, idoso esfaqueia colega que teria lhe dado um beijo no rosto
Homem de 33 anos foi esfaqueado por um idoso de 68 anos, revoltado com a vítima por ele ter lhe dado um beijo no rosto em um bar de Paranaíba, a 422 ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions