ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Coordenador da Funai é feito refém por índios da aldeia Buriti

Francisco Júnior | 10/05/2011 10:18

Polícia Federal foi acionada

Índios da etnia terena mantêm como refém desde ontem (9) o coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, na aldeia Buriti, em Sidrolândia.

Segundo o coordenador interino do órgão, Anderson Benites, ele não consegue falar com o coordenador, que foi até o município de Dois Irmãos do Buriti para uma reunião e teria ido até a aldeia.

A Polícia Federal já foi acionada para verificar a situação no local. O motivo para a detenção do coordenador ainda está sendo apurado pela Funai.

De acordo com o órgão, a população na aldeia é de mais de 3 mil índios.

Em maio do ano passado, cerca de 100 indígenas da Aldeia Buriti fizeram o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir Volk, e mais 50 servidores reféns.

Na ocasião, os terenas reclamaram que tiveram a promessa de repasse de recursos por parte da prefeitura, fato que acabou não acontecendo e motivando o protesto.

No mês de março do mesmo ano, dois funcionários da Funai também foram feitos reféns. Os índios só liberaram dois homens depois de uma negociação com a diretoria do órgão.

A represália aconteceu porque os índios da reserva queriam a substituição de Samuel Dias por Argeu Reginaldo na chefia do posto da reserva.

Nos siga no Google Notícias