ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

De poucos amigos, onça-pintada "impõe" respeito para proteger filhotes

Encontro foi registrado por militares do Corpo de Bombeiros de Ivinhema

Adriano Fernandes | 20/09/2021 20:03


Militares do Corpo de Bombeiros de Ivinhema, município a 282 quilômetros de Campo Grande, foram pegos de surpresa com um raro encontro com o maior felino das Américas, no último sábado (18).

Enquanto seguiam pelo leito do Rio Ivinhema, os bombeiros se depararam com uma onça-pintada, acompanhada de dois filhotes à margem do rio. Em um dos vídeos do encontro o animal de grande porte, aparenta não estar muito à vontade diante dos militares.

Imponente, o felino aparece saindo da água com a boca aberta e um ar de poucos amigos. Ao contrário da "mãe-fera", um dos filhotinhos foi flagrado tranquilo, sobre os arbustos à beira do rio.

Os vídeos foram feitos pela guarnição do Corpo de Bombeiros, composta por militares de Ivinhema e outras unidades da região, que fazem parte das ações de prevenção e preparação para combate aos incêndios Florestais na região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Os militares estão há cerca de 4 meses na região, fazendo o trabalho de monitoramento e prevenção dos incêndios florestais que possam vir a atingir o território do parque.

Um dos principais objetivos da ação é a preservação das zonas de amortecimento - como são chamadas as áreas ao redor de uma unidade de conservação - visando proteger a fauna e flora dos efeitos da temporada de incêndios florestais.

O parque -  Criado em 1998, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema foi à primeira Unidade de Conservação do Estado, e possui 73.345,15 hectares que estão localizadas na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu.

Nos siga no Google Notícias