ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Defensoria Pública realiza mutirão em aldeias de Dourados

Ana Paula Carvalho | 19/06/2011 14:56

Neste domingo (19), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul realiza atendimento aos indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororo, em Dourados, município distante 233 quilómetros da Capital.

Esta é a segunda vez que a Defensoria Pública vai às aldeias. A primeira foi realizada entre os dias 8 e 10 de abril deste ano, foi iniciado o procedimento para registro dos indígenas. Na época, 8.559 índios foram atendidos, e 7.725, ou seja, 92% deles fizeram o pedido registro de nascimento.

Durante o mutirão, os indígenas poderão solicitar emissão de documentos civis, certidão de nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho, o objetivo é tornar extinto o sub-registro e facilitar o acesso a outros documentos. O atendimento começou a partir das 08h na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatú, que fica dentro da aldeia Jaguapiru.

A ação faz parte dos mutirões do Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (CEESRAD/MS), vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

De acordo com a defensoria, os mutirões também já foram realizados no ano de 2010 nas aldeias urbanas de Campo Grande, e nos dias 03 e 04 de junho deste ano, nas aldeias Lima Campo e Kokue’y, em Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias