Defesa Civil alerta sobre cuidados para enfrentar onda de frio intenso
Em Dourados, prefeitura distribuiu cobertores para moradores de rua e colocou equipes de prontidão
Coordenadorias locais da Defesa Civil de Dourados e de Naviraí emitiram alerta nesta terça-feira (27) orientando a população sobre medidas a adotar diante da onda de frio intenso que atinge Mato Grosso do Sul a partir desta quarta-feira (28). As duas cidades ficam na região sul do estado, a mais impactada pela previsão de queda brusca de temperatura e risco de tempestade com chuva intensa e vento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Defesa Civil alerta para onda de frio intenso no sul de MS. Dourados e Naviraí emitem alerta à população sobre a queda brusca de temperatura prevista para esta semana. A previsão do Cemtec indica chuvas de até 40 mm, ventos de 50 km/h e mínimas entre 5°C e 8°C na região sul. A partir de quinta-feira, o frio se intensifica, com possibilidade de chuva, raios e rajadas de vento, principalmente em Naviraí. Em Dourados, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com a saúde devido à mudança climática brusca. A prefeitura iniciou a distribuição de cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Conforme o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa Civil de Naviraí, análise do tempo para os próximos dias, feita pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), indica chuvas de até 40 mm, possibilidade de tempestades com vento de até 50 km por hora e queda acentuada de temperatura.
Para esta quarta-feira, estão previstas mínimas entre 5-8°C e máximas entre 18-20°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. A partir de quinta-feira (29), o frio fica mais intenso, com probabilidade de chuva, raios e rajadas de vento, especialmente no extremo-sul de MS, onde está situado o município de Naviraí.
Em Dourados, a Defesa Civil informou que está sob alerta e pediu para a população adotar cuidados para preservar a saúde. A diretora técnica, Rosane Johann Braun, informou que a partir de 23h desta terça-feira, estão previstas pancadas de chuva de 20 mm a 40 mm. A partir da quarta-feira, está prevista queda brusca de temperatura de 5°C a 10°C.
“Diante das temperaturas próximas dos 30°C nesta terça-feira e da previsão de mudança climática brusca, a população deve redobrar os cuidados. A orientação do prefeito Marçal Filho é para que nossa equipe intensifique a divulgação de informações e esteja permanentemente disponível para atender a comunidade”, informou Rosane Braun.
Conforme a Defesa Civil, Dourados pode registrar chuva nesta quarta-feira e temperatura entre 11°C e 23°C. Para a quinta-feira, a previsão é de sol e temperatura entre 7°C e 14 °C. Na sexta-feira (30) não deve chover e a temperatura mínima prevista é de 6 °C e a máxima de 16°C.
Entre as orientações, a Defesa Civil pede para a população se agasalhar, evitar exposição prolongada ao frio, cuidar de pessoas vulneráveis e acionar os serviços de assistência social, caso necessário. Também pede cuidado com animais de estimação.
Outra orientação é para que os douradenses se vacinem contra a influenza, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e no PAM (Pronto Atendimento Médico).
“Cuidado com o uso de aquecedores e fogareiros. Evite equipamentos improvisados que podem causar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono. Ventile os ambientes adequadamente”, orienta o órgão. Em caso de emergência, o número da Defesa Civil é o 199.

Cobertores – Na noite desta segunda-feira (26), a prefeitura começou a distribuir cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o prefeito Marçal Filho (PSDB) ajudou na entrega, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com a Guarda Municipal.
O primeiro grupo beneficiado estava concentrado na Praça Paraguaia, no Jardim Independência, onde 10 pessoas receberam cobertores.
Na sequência, a equipe foi ao Residencial Guassu, onde localizou uma família residindo em barraco de plástico preto e totalmente exposta ao frio. Também foram atendidas pessoas em situação de rua na Praça do Cinquentenário e nas imediações do Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares.
A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, disse que a distribuição de cobertores para pessoas em situação de rua continua nesta semana, em locais mapeados pela Guarda Municipal.
Conforme a secretária, no primeiro momento, os agentes da prefeitura oferecem transporte até a Casa da Acolhida. “Aqueles que não quiserem ir para o abrigo, vão receber os cobertores para se proteger do frio”.
Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.