ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Dourados amplia restrições e proíbe bebida em ruas e calçadas

Ônibus do transporte urbano também não poderão carregar passageiros em pé; município chegou hoje a 1.292 casos

Helio de Freitas, de Dourados | 16/06/2020 14:17
Tenda montada em frente ao Hospital da Vida, em março, ainda não precisou ser utilizada (Foto: João Pires/Estado Notícias)
Tenda montada em frente ao Hospital da Vida, em março, ainda não precisou ser utilizada (Foto: João Pires/Estado Notícias)

Em novo decreto publicado nesta terça-feira (16), a prefeitura ampliou as medidas para impedir aglomerações em Dourados, a 233 km de Campo Grande, cidade que já responde por 34,13% dos casos positivos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Assinada pela prefeita Délia Razuk (PTB), a norma proíbe o consumo de bebida alcoólica em logradouros e passeios públicos, com exceção de bares e restaurantes, legalmente autorizados a usar as calçadas durante horário de funcionamento. Outra medida determina que o serviço de transporte público transporte no máximo a capacidade de passageiros sentados.

As regras estabelecidas hoje se juntam às medidas publicadas ontem – suspensão de cultos e demais cerimônias religiosas por 15 dias a partir de quinta-feira, uso obrigatório de máscara nas ruas e proibição de comemorações em casa.

Na transmissão ao vivo pelo Facebook, o assessor do gabinete Alexandre Mantovani, que representa a prefeita no Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19, disse que a proibição do consumo de álcool nas ruas e calçadas foi adotada porque muitas pessoas compram bebida nas conveniências e permanecem aglomeradas nos arredores dos estabelecimentos.

Segundo ele, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vão intensificar a fiscalização para cumprir as medidas, principalmente o toque de recolher das 20h às 5h e o veto a aglomeração em qualquer recinto, inclusive em residências. Ele pediu para a população ajudar a fiscalizar e denunciar festinhas através dos telefones 190 e 199.

Dos 1.292 casos positivos de coronavírus registrados até hoje em Dourados, 359 são considerados curados, 897 infectados estão em isolamento domiciliar e 31 pacientes internados, sendo 17 em leitos de enfermaria e 14 em leitos de UTI.

Os hospitais da cidade abrigam outros cinco moradores da região – quatro em leitos de UTI e 1 em leito de enfermaria. Cinco pessoas de Dourados morreram em decorrência da covid-19.

Nos siga no Google Notícias