A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/12/2015 17:58

Dourados registra 10 casos de microcefalia em recém-nascidos

Priscilla Peres

Dourados - distante 233 km de Campo Grande, tem 10 casos notificados de crianças que nasceram no município com microcefalia, destes apenas um está sendo investigada a relação com o Zika Vírus. Os dados são Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado a secretaria municipal de Saúde.

Das 10 crianças nascidas com a doença, uma é moradora de Ponta Porã e outra de Bela Vista. O caso em que a relação com o Zika Vírus é investigado, é o de uma mãe que afirma ter viajado para Rondônia quando estava na 15ª semana de gestação e apresentou na época febre e manchas pelo corpo.

No dia 30 de novembro, o Ministério da Saúde informou que o país tem 1.248 casos de microcefalia notificados, em 311 municípios, sendo um em Mato Grosso do Sul.

A secretaria de Saúde informa que desde o dia 17 de novembro, quando o Ministério da Saúde emitiu nota informativa com os procedimentos preliminares a serem adotados para a vigilância dos casos de microcefalia no Brasil, a equipe municipal tem seguindo os critérios e notificando todos os casos de crianças nascidas a termo com perímetro cefálico igual ou menor que 33 cm.

Ainda de acordo com o Núcleo de Vigilância, os casos de microcefalias estão associados a vários fatores como: exposição à fatores teratogênicos como o uso de álcool e drogas, desnutrição materna, infecção por citomegalovírus, toxoplasmose, rubéola, fatores genéticos, entre vários outros.

A nota ainda afirma que os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde, para detecção dos casos, são muito sensíveis para a realidade regional, tanto que já saíram novas definições de caso e todos que foram notificados deverão ser reavaliados, segundo comunicação recebida pela Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul.

Para evitar a entrada do Zika Vírus no município a Vigilância Epidemiológica, em conjunto com os demais seguimentos, está finalizando um Plano de Contingência e realizando reuniões técnicas com os profissionais de saúde voltadas para as orientações pertinentes. A população está recebendo informações sobre os cuidados a serem tomados e exigir do serviço de saúde a notificação imediata dos casos suspeitos.

Ministério notifica o primeiro caso de microcefalia em MS, 1,2 mil no País
O Ministério da Saúde anunciou hoje (30) que investiga seis casos de mortes de crianças com microcefalia, supostamente relacionadas ao vírus zika. No...
Ministério da Saúde confirma relação entre vírus Zika e microcefalia
O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na região Nordeste do país. Segundo nota d...
Governo vai lançar campanha educativa sobre microcefalia
O governo vai lançar uma campanha para informar e esclarecer a população sobre os casos de microcefalia que atinge estados do Nordeste. Até o último ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions