ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Eletrosul inaugura irrigação em assentamento de Ribas do Rio Pardo

Edmir Conceição | 27/08/2011 12:32

foi inaugurado neste sábado de manhã o Sistema de Irrigação no Assentamento Pedreira, zona rural de Ribas do Rio Pardo (MS). O projeto teve o apoio financeiro da Eletrosul e foi viabilizado por meio das Ações Integradas do Programa Luz para Todos.

O empreendimento irá beneficiar 32 famílias produtoras de hortaliças, frutas e pequenos animais. A produção da comunidade será dirigida às escolas e creches do município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal. O excedente será comercializado pelos próprios agricultores.

Com a finalidade de incrementar a produção e a renda familiar da comunidade, o projeto conta com diversos parceiros. A Eletrosul entrou com a verba necessária para a compra dos equipamentos que compõem o sistema de irrigação. Foram adquiridas duas bombas submersas, dois quadros de comando para acionamento das bombas, tubulação e instalação de um reservatório com 15 mil litros de água.

A prefeitura de Ribas do Rio Pardo contribuiu com a mão-de-obra para a implantação do projeto, enquanto o treinamento e capacitação dos agricultores em técnicas de plantio de olericultura e comercialização ficarão por conta da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi a responsável pela perfuração de dois poços semi-artesianos para captação de água.

A obra teve início em 2010, quando a associação dos agricultores familiares da região procurou apoio para viabilização financeira do atendimento com água canalizada nas propriedades. A rede elétrica chegou ao Assentamento Pedreira em 2008.

Entre 2004 e 2011, foram realizadas 964 ligações de energia pelo programa Luz para Todos no município, sendo 416 em assentamentos rurais.

Nos siga no Google Notícias