ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Em protesto contra PEC, estudantes índios bloqueiam acesso à universidade

Helio de Freitas, de Dourados | 29/04/2015 10:56
Estudantes índios durante protesto na manhã desta quarta-feira contra a PEC 215 (Foto: Eliel Oliveira)
Estudantes índios durante protesto na manhã desta quarta-feira contra a PEC 215 (Foto: Eliel Oliveira)

Pelo menos 400 estudantes universitários indígenas bloquearam na manhã desta quarta-feira o acesso ao campus da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em protesto contra a PEC 215, que pode tirar do governo federal e transferir para o Congresso Nacional a tarefa de demarcação de territórios indígenas e áreas quilombolas. A Proposta de Emenda Constitucional está em discussão na Câmara dos Deputados.

Com faixas e cartazes, os acadêmicos índios ocuparam a entrada à unidade II da universidade, que fica a 12 km do centro de Dourados, onde funciona a maioria dos cursos da UFGD. Quando o protesto começou houve princípio de tumulto com outros estudantes que chegavam à universidade, mas a situação logo se acalmou e o protesto continuou até por volta de 10h. Longas filas de carros se formaram na entrada da Cidade Universitária. Os veículos eram liberados a cada cinco minutos.

“Nossos direitos estão se estreitando por uma elite”, dizia um dos cartazes. “Esse ato representa momento de demonstrar apoio a nossas lideranças e defender nosso povo”, afirmava outro. Organizadores do ato de hoje afirmam que a mobilização dos universitários indígenas vai continuar e novos protestos serão feitos, inclusive no centro da cidade.

Defendida pela bancada ruralista no Congresso brasileiro, a PEC 215 recebe duras críticas de entidades nacionais e internacionais de defesa dos povos indígenas e quilombolas. “A rápida retomada da proposta é um indicativo claro de que a bancada conservadora do Congresso está comprometida com o agronegócio e, motivada pelos interesses de latifundiários, tenta impedir novas demarcações e rever as já realizadas”, afirma Danicley de Aguiar, da campanha Amazônia do Greenpeace.

A PEC foi arquivada em novembro do ano passado, após o relatório final do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) não ter sido votado até o final da legislatura. Mas neste ano a proposta voltou a ser discutida em Brasília.

Nos siga no Google Notícias