ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Enxurrada formada pela chuva invade casas e barracos de aldeia indígena

Ricardo Campos Jr. | 21/04/2017 09:49
Moradores tentam barra enxurrada em aldeia (Foto: Reginaldo Mello/Região News)
Moradores tentam barra enxurrada em aldeia (Foto: Reginaldo Mello/Região News)

Na aldeia Nova Tereré em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, a enxurrada formada pela chuva alagou casas e barracos na tarde dessa quinta-feira (20). Segundo informações do site Região News, o local fica em uma baixada e grande parte da água que vem dos bairros Morada da Serra e Petrópolis escoa para a região.

Em 2016 a prefeitura chegou a fazer uma contenção com curvas de nível para livrar a comunidade do problema, mas o serviço de nada adianta depois que, segundo o cacique Carlinhos Julio Basilio, uma imobiliária que está construindo um empreendimento imobiliário desmatou a área que servia como “piscinão”.

Cerca de 15 famílias foram afetadas, dentre elas a do vice-cacique Isaías Francisco, que mora com outras cinco pessoas, uma delas o neto de cinco meses. Moradores tentaram conter o avanço da água fazendo barreira com troncos.

O meteorologista Natálio Abrão, da estação Uniderp, afirma que já choveu em Sidrolândia 102,8 milímetros em abril, acima dos 96,3 milímetros que eram esperados no período. Nessa quinta-feira (20) foram registrados 48,6 milímetros de precipitação, quase metade daquele montante.

Segundo o Região News, a aldeia foi criada em 2012 e fica em área de preservação, perto da nascente do Córrego Cortado. Ela tem uma topografia irregular, estando abaixo do nível dos loteamentos vizinhos.

Já há ações movidas pelo Ministério Público, conforme o portal, exigindo do município a remoção das famílias. Em 2014, o poder público adquiriu uma área de 5 hectares para abrigar os indígenas, mas as lideranças se recusaram a sair de lá porque alguns moradores não querem abandonar as casas que ganharam do governo.

Nos siga no Google Notícias