ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Escola de Controle Externo do TCE reúne municípios para debater desenvolvimento

Helio de Freitas, de Dourados | 29/05/2015 16:59
Encontro sobre desenvolvimento regional, promovido pelo TCE, ocorreu nesta sexta em Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Encontro sobre desenvolvimento regional, promovido pelo TCE, ocorreu nesta sexta em Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)

Representantes de 14 municípios do Conesu de Mato Grosso do Sul se reuniram nesta sexta-feira (29) em Nova Andradina, a 400 km de Campo Grande, no encontro “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, promovido pela Escola Superior de Controle Externo, do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Aberto pelo conselheiro e corregedor-geral do TCE, Iran Coelho das Neves, o evento contou com a presença de sete prefeitos de Mato Grosso do Sul, além do procurador geral do Ministério Público de Contas, José Aêdo Camilo.

“É um privilégio ter a oportunidade de sediar esse encontro do Tribunal de Contas do Estado, assim como recebemos recentemente os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho para uma sessão extraordinária itinerante. A opção pelo nosso município vem para ratificar Nova Andradina como uma cidade-polo e estratégica nos mais diversos setores”, avaliou o prefeito Roberto Hashioka (PMDB).

Prefeitos – O encontro também contou com a presença dos prefeitos Pedro Arlei Caravina (Bataguassu), Beto Sãovesso (Batayporã), Marta Araújo (Eldorado), Nilza Ramos (Novo Horizonte do Sul), Luiz Milhorança (Angélica) e Eder Uilson França Lima, o Tuta (Ivinhema), além do vice-prefeito de Anaurilândia, Antônio Carlos da Silva, e de funcionários das prefeituras, câmaras de vereadores e autarquias dos 14 municípios.

Pelo menos 200 pessoas participaram do encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores. O conselheiro Iran Coelho das Neves disse que o evento corresponde às diretrizes da atual mesa diretora do Tribunal de Contas, de aproximar a Corte dos órgãos jurisdicionados. “Nosso objetivo, além da interação, é mostrar como o tribunal funciona e como os jurisdicionados podem agir para que funcione ainda melhor”.

E-Contas – Neves também ao prefeito Roberto Hashioka cópia da resolução que inclui Nova Andradina no programa E-Contas. Nesta etapa, apenas seis municípios do Estado foram contemplados com a iniciativa. A ferramenta on-line simplifica, agiliza e garante mais segurança na prestação de contas dos órgãos públicos ao TCE.

Oficinas realizadas pela Escola Superior de Controle Externo abordaram a Lei de Responsabilidade Fiscal, calendário de obrigações, contas de governo e de gestão.

Nos siga no Google Notícias