ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Escutas revelam "irmandade" entre vereadores e aula sobre lavar dinheiro

Helio de Freitas, de Dourados | 09/10/2014 16:24
Operação da PF contra a corrupção em Naviraí apreendeu carros e motos (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)
Operação da PF contra a corrupção em Naviraí apreendeu carros e motos (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)

Novos trechos de escutas telefônicas obtidos pelo Campo Grande News revelam que os vereadores de Naviraí, cidade a 366 km da capital, não tinham pudores em zombar da população e se vangloriar do esquema montado na Câmara Municipal para ganhar dinheiro através da corrupção.

As gravações foram feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, durante a Operação Atenas, desencadeada em novembro do ano passado e que ontem levou dez pessoas para a prisão na cidade da região sul de Mato Grosso do Sul, entre elas seis vereadores.

Em uma conversa com o vereador e advogado Marcus Douglas Miranda (PMN), o presidente da Câmara Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, confessa que o esquema se trata de roubo e reafirma o crime, diante de gargalhadas do colega de Legislativo: “vamos roubar mesmo, já estamos roubando. Vai fazer o que? Vai pegar emprestado? Estamos é roubando mesmo”. Marcus Douglas e Cicinho do PT são os mesmos que aparecem em outra gravação zombando da população e afirmando que o povo “tem que se f...”.

Em outra gravação feita pela Polícia Federal, Cicinho do PT conversa com a vereadora e policial civil aposentada Solange Melo (Pros). Eles falam sobre a nomeação de uma pessoa na Secretaria de Obras da cidade. “Tem que trabalhar com vocês”, afirma o presidente da Câmara. “Eu teria uma pessoa, mas tem que ser da irmandade”, responde Solange Melo, outra que está presa.

Cícero dos Santos também foi gravado conversando com um homem não identificado, para quem ele explica como faz para lavar dinheiro do esquema de corrupção. “Pego 3, 4 contos, jogo lá dentro e lavo o dinheiro. Quando pego uns 5 mil, vou pagando as contas e o que sobra eu jogo lá”. Ele não cita na gravação onde faz a lavagem de dinheiro, mas policiais federais que participaram da operação informaram que loja de grife da mulher de Cicinho do PT, Mainara Santos, seria usada para “esquentar” o dinheiro do esquema. A loja foi fechada ontem e Mainara também está presa.

Cícero dos Santos, Marcus Douglas, Solange Melo, Adriano José Silvério (SDD), Carlos Alberto Sanches, o Carlão (SDD) e Vanderlei Chagas (PSD) foram presos ontem pela Polícia Federal durante a Operação Atenas, desencadeada em novembro de 2013 para investigar o esquema de corrupção montado para extorquir empresários em troca da liberação de alvará, fraudar licitações, receber diárias da Câmara por viagens que nunca aconteceram e contratar funcionários para o Legislativo e obrigá-los a fazer empréstimos consignados e ficar com parte desse dinheiro.

Os vereadores exigiam e recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis e para atuações ilegais na expedição de alvarás para estabelecimentos comerciais. Foi descoberto também um esquema ilegal de recebimento de diárias pagas a servidores públicos municipais por viagens que só existiram no papel.

Outro crime era praticado contra servidores contratados pelos vereadores como comissionados na Câmara. Em troca do emprego, o servidor tinha que fazer um empréstimo consignado e entregar o dinheiro ao vereador que arrumou o cargo para ele. Depois ia pagando as parcelas mensalmente, descontadas do salário de servidor.

Além dos vereadores, foram presos três assessores da Câmara de Naviraí, cujos nomes não foram divulgados pela PF, e a mulher de Cicinho, Mainara dos Santos.

O vereador Marcus Douglas foi transferido ontem para a carceragem da Polícia Federal em Dourados, por ter direito à cela especial. Solange Melo e Mainara foram levadas para o presídio feminino de Jateí e os três assessores e os outros cinco vereadores foram transferidos para o presídio de segurança máxima de Naviraí.

Dois empresários que estavam entre as 28 pessoas levadas para a delegacia para prestar depoimento foram presos por posse ilegal de armas, encontradas na casa deles. Eles foram autuados em flagrante pelas armas.

Veja abaixo trechos das conversas.

Policiais federais com uma das motos apreendidas ontem em Naviraí (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)
Policiais federais com uma das motos apreendidas ontem em Naviraí (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)

Nos siga no Google Notícias