ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Falida há 5 anos, Usina São Fernando será desmontada e levada para Paranaíba

Estrutura da usina será desmontada e transferida para a Usina Cedro em Paranaíba

Adriano Fernandes e Helio de Freitas | 31/03/2022 21:00
Usina São Fernando foi inaugurada em 2009 (Foto: Divulgação)
Usina São Fernando foi inaugurada em 2009 (Foto: Divulgação)

Falida há 5 anos, a Usina São Fernando, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, será desmontada. Construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai, a indústria teve a falência decretada em 2017, pondo fim ao sonho de tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em potencia na produção de etanol. Comprada pela Pedra Agroindustrial S/A, a estrutura da usina será completamente desmontada e transferida para a sua mais recente unidade produtiva, a Usina Cedro, localizada em Paranaíba (a 408 km da Capital). A Usina São Fernando foi inaugurada em 2009, na época um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país

Em nota divulgada nesta quinta-feira (31), a Pedra informou que a transferência ocorre em razão da "baixa aptidão da área no entorno da Usina São Fernando para a exploração da cultura de cana-de-açúcar, e maior eficiência para as culturas do milho e da soja".  A São Fernando fica na margem da MS-379, entre os municípios de Dourados e Laguna Carapã.

Usina Cedro que receberá estrutura da Usina São Fernando. (Foto: Jornal Cana)
Usina Cedro que receberá estrutura da Usina São Fernando. (Foto: Jornal Cana)

A aquisição dos bens da Massa Falida da Usina São Fernando Ltda. foi aprovada em Assembleia Geral de Credores realizada na terça-feira (29). Segundo nota enviada pela Pedra ao Jornal Cana, o “desmonte” será iniciado assim que for superada a fase de formalização dessa aquisição nos autos do processo de falência.

“De fato, a venda desses ativos acarretará importantes benefícios aos credores e consequentemente à região de Dourados, com a injeção de recursos perseguidos há muitos anos, além de impedir a deterioração dos bens, com sua consequente perda de valor ao longo do tempo. Quanto à região de Paranaíba, o início da operação da Usina Cedro acarretará a aceleração da economia local, com a geração de emprego, renda e tributos, e a melhoria na infraestrutura como um todo, impactando, consequentemente, de forma direta e positiva, à qualidade de vida dos habitantes”, alega a Pedra.

A Pedra Agroindustrial completou 90 anos em 2021. Além das duas usinas em Mato Grosso do Sul, possui mais três unidades produtoras no estado de São Paulo: Usina da Pedra, em Serrana; Usina Buriti, em Buritizal e Usina Ipê, em Nova Independência.

Contrária ao desmonte da Usina São Fernando a Associação Comercial e Empresarial de Dourados convocou nesta semana entidades, autoridades e imprensa para movimento de manifestação contra a retirada dos bens da Usina São Fernando para outra localidade, “o que será considerado um desastre para a comunidade da nossa região da Grande Dourados”, reclamou o presidente da entidade, Nilson A. Santos.

 

Nos siga no Google Notícias