ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Fátima do Sul abre 1ª etapa do Projeto MS Saúde, com exames pré-operatórios

No início de julho serão realizadas 107 cirurgias oftalmológicas em cinco municípios do Estado

Clara Farias | 24/06/2023 11:35
Paciente sendo atendido durante primeira etapa do Programa MS Saúde. (Foto: Divulgação)
Paciente sendo atendido durante primeira etapa do Programa MS Saúde. (Foto: Divulgação)

A primeira etapa do "Projeto MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas", inicia neste sábado (24), em Fátima do Sul, a 239 quilômetros de Campo Grande. Nesta fase, os pacientes passarão por avaliação médica para o pré-operatório. O projeto prevê que 107 cirurgias oftalmológicas sejam realizadas na primeira semana de julho, na cidade, para casos de pterígio, membrana transparente que cobre a parte branca do olho e compromete a visão.

O atendimendo vai ocorrer em cinco municípios, incluindo Fátima do Sul. Os pacientes de Ivinhema, Caarapó, Coronel Sapucaia e Iguatemi farão a cirurgia também em Fátima do Sul.

As cirurgias ocorrerão entre 1° e 2 de julho, no Hospital da Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social). Para o primeiro ano do projeto, 37 estabelecimentos de saúde de 32 municípios fizeram adesão ao programa de cirurgias eletivas, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, geral e ortopedia.

Ao todo, o Programa prevê a realização de 15 mil cirurgias eletivas, 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste ou sedação, tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia. Para o projeto, foram empenhados R$ 45 milhões do Governo do Estado, e R$ 7,9 milhões de recursos federais.

Nos siga no Google Notícias