ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Filhote de tamanduá se perde da mãe ao fugir de incêndio e é resgatado na cidade

Para os policiais, o filhote fugiu de área de mata próxima a uma reserva indígena atingida pelos incêndios

Geisy Garnes | 24/08/2021 13:02


Filhote de Tamanduá-mirim foi resgatado do centro de Miranda - cidade a 201 quilômetros de Campo Grande - por policiais militares ambientais na manhã desta terça-feira (24). Perdido da mãe por causa dos incêndios que consomem a vegetação da região, o pequeno animal andava pelas ruas da cidade, quando foi salvo, alimentado e hidratado.

Para os policiais, o filhote habita a área de mata próxima a uma reserva indígena atingida pelos incêndios e se perdeu da mãe ao fugir das chamas. Depois de serem avisados por moradores da cidade, as equipes, juntamente com uma médica veterinária que presta serviços voluntários, resgataram o tamanduá. Ele foi examinado, alimentado e hidratado. Segundo nota, está saudável, porém, não pode ser devolvido à natureza.

Por ser muito pequeno, o filhote não sobreviveria sozinho e, por isso, será transferido ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande. Após tratamento, os profissionais da Centro decidirão sobre o melhor momento da soltura em seu habitat natural.

O filhote foi alimentado e hidratado pelas equipes. (Foto: Divulgação)
O filhote foi alimentado e hidratado pelas equipes. (Foto: Divulgação)

O fogo que destrói as reservas florestais de Mato Grosso do Sul, mata e desabriga animais a cada dia que ganham força com o aumento da temperatura, a falta de chuva e a força dos ventos. Em Bela Vista, um macaco e dois tatus foram encontrados carbonizados pelas equipes de combate as chamas e foram enterrados, uma tentativa de demonstrar a importância da fauna e da flora e de conscientizar a população dos perigos do fogo.

Em meio ao cenário preocupante, militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e protetores ambientais, unem esforços para salvar a fauna e impedir que as chamas se espalhem pela flora.

Em Miranda, as equipes da PMA monitoram o incêndio na área indígena, que fica próxima a cidade, para acompanhar os animais que fogem do fogo. "O objetivo é verificar se esses possíveis animais em fuga estão com ferimentos, para que sejam capturados e tratados pela profissional de medicina veterinária, que está disponível durante 24 horas com as equipes", divulgaram.

Nos siga no Google Notícias