Flamboyant centenário cai e interdita rua no Centro de Corumbá
Árvore caiu na Rua XV de Novembro e bloquearam o trânsito por cerca de 2 horas; bombeiros fizeram o corte
A queda de um flamboyant com cerca de 15 metros de altura bloqueou o trânsito na Rua XV de Novembro, no centro de Corumbá, a 419 km de Campo Grande, no fim da tarde de sexta-feira (26). Grande parte dos galhos da árvore precisou ser retirada pelo Corpo de Bombeiros com o uso de motosserras, após a via ficar interditada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um flamboyant centenário de aproximadamente 15 metros de altura caiu na Rua XV de Novembro, no centro de Corumbá, interditando a via por várias horas na quinta-feira (26). O Corpo de Bombeiros precisou realizar duas intervenções para a remoção completa da árvore. A árvore, que faz parte de um conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pode ter caído devido ao estresse causado por colisões frequentes com caminhões de grande porte. Não houve registro de feridos ou danos materiais no incidente.
Por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros de Corumbá acionou uma viatura de salvamento para atender a ocorrência na Rua XV de Novembro, entre as ruas 13 de Junho e Delamare. No local, um galho de grande porte havia caído sobre a via pública e bloqueado o tráfego de veículos e a circulação de pedestres. A guarnição realizou o corte do galho, o que permitiu a liberação parcial do trecho.
- Leia Também
- Chuva derruba árvore, interdita trecho da Av. Fábio Zahran e quadra fica sem luz
- Chuva rápida acompanhada de ventos fortes derruba duas árvores em Campo Grande
Porém, por volta das 21h, os bombeiros retornaram ao mesmo endereço após nova solicitação. A outra metade do flamboyant havia cedido e caído novamente sobre a via e acabou por interromper totalmente o tráfego.
Devido ao grande porte da árvore, o segundo atendimento demandou mais tempo, com interdição do trânsito por aproximadamente 2 horas. Após o corte de galhos do flamboyant, o Corpo de Bombeiros liberou a via com segurança para veículos e pedestres. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos ou danos materiais.
Importante ressaltar que os flamboyants que circundam o centro comercial de Corumbá são centenários, tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e chegam a medir entre 15 e 20 metros de altura, com copas que alcançam o mesmo diâmetro.
Segundo a assessoria do órgão, o tronco ainda permaneceu no local por se tratar de árvore tombada. "Apenas a Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, com o Iphan, pode autorizar o corte total", informou.
Moradores relataram ao Corpo de Bombeiros que as árvores estão muito frondosas e que o tráfego frequente de caminhões de grande porte, como veículos-baú, acaba por colidir com os galhos. Segundo a assessoria do órgão, moradores afirmam que o tronco da árvore chega a estremecer, o que pode causar estresse no vegetal e ter contribuído para a queda.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

