ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Funcionária da Caixa fraudava auxílio emergencial

Funcionária era terceirizada e teria usado senha de outro servidor para obter os benefícios

Dayene Paz | 28/06/2022 08:42
Agência da Caixa Econômica em Ivinhema, onde ocorreu fraude. (Foto: Divulgação/Ivinotícias)
Agência da Caixa Econômica em Ivinhema, onde ocorreu fraude. (Foto: Divulgação/Ivinotícias)

Funcionária terceirizada da CEF (Caixa Econômica Federal) é alvo de operação da Polícia Federal, que cumpre mandados de busca e apreensão em Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande. A funcionária é investigada pelo uso e senha de outro servidor da instituição para gerar dezenas de benefícios fraudulentos do Auxílio Emergencial – programa do Governo Federal criado no enfrentamento à crise causada pela pandemia.

A operação, denominada “Contritio Fiduciae”, deflagrada nesta terça-feira (28), servirá para aprofundar as investigações sobre as fraudes, segundo a Polícia Federal. Conforme a investigação, a funcionária era terceirizada da Caixa Econômica e realizava inserções ou alterações de benefícios de auxílio emergencial no sistema informatizado.

A mulher gerou dezenas de benefícios fraudulentos em benefício próprio e de terceiros, que também participavam do esquema e são investigados. O prejuízo com o golpe à União ainda é contabilizado pela Polícia Federal.

A operação tem este nome “Contritio Fiduciae” em alusão à quebra de confiança com a qual agiu a servidora ao utilizar a senha de funcionário da Caixa para promover a invasão de área restrita da instituição financeira e modificar dados para a realização das fraudes.

A conduta pode importar nos crimes de peculato, modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações e estelionato.

Em nota, a Caixa respondeu  que "atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção e combate a fraudes e golpes. O banco esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes".

Matéria editada às 12h19 de 29 de junho para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias