ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Funcionários da UFGD aprovam greve no HU e fecham rodovia pedindo duplicação

Vanda Escalante | 28/06/2011 07:20

Manifestantes prometem liberar o trânsito a partir das 8h30. Atendimento no HU deve ser reduzido gradualmente partir de sexta.

Em greve desde o dia 15, os funcionários técnico-administrativos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) aprovaram ontem (27), em assembleia, a paralisação também no HU (Hospital Universitário), com redução gradual dos serviços a partir de sexta-feira (01).

Agora pela manhã, os trabalhadores em greve promovem um bloqueio na Avenida Guaicurus, que dá acesso à cidade universitária. A previsão é de liberação do trânsito somente às 8h30.

De acordo com o coordenador do Sista/UFGD (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFGD), Franz Maciel Mendes, os manifestantes querem um posicionamento do governo do estado a respeito da duplicação da via, prometido desde abril do ano passado.

“São 15 mil estudantes no complexo universitário. Nós queremos chamar a atenção da sociedade para a falta de segurança na avenida e queremos uma posição do governador, se vai ou não executar a obra que prometeu, porque até agora só obtivemos a informação de que não havia orçamento nem prazo para a duplicação”, explica Franz.

HU - A partir de sexta-feira, os trabalhadores começam a implementar a escala de trabalho que vai paralisar até 50% do atendimento no HU. Por lei, em caso de greve, é necessário manter ao menos 30% dos serviços essenciais.

Em alguns setores haverá revezamento de pessoal mas, de acordo com o comando de greve, o agendamento das cirurgias eletivas será mantido.

Serão mantidos integralmente os serviços da maternidade, como centro obstétrico, UTI neonatal, a Unidade de Cuidados Intermediarios e Unidade Intensiva. Médicos não aderiram à greve, segundo comando do movimento.

Vão funcionar parcialmente UTI pediátrica, UTI adulto, Centro de Controle Infecção Hospitalar, laboratório, farmácia, imagem, recepção, entre outros setores.

(Atualizada às 8h32)

Nos siga no Google Notícias