ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Gravações revelam que prefeito sabia de esquema montado por vereadores

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2014 17:19
Em vários trechos de conversas, acusados de corrupção afirmam que prefeito Léo Mattos pagava vereadores (Foto: Divulgação)
Em vários trechos de conversas, acusados de corrupção afirmam que prefeito Léo Mattos pagava vereadores (Foto: Divulgação)

Leandro Peres de Mattos, o Léo Mattos (PV), prefeito de Naviraí, cidade a 366 quilômetros de Campo Grande, é citado em vários trechos das conversas do presidente da Câmara Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, que foram gravadas pela Polícia Federal com autorização da Justiça. Relatório da PF com a transcrição dos principais trechos gravados através de escutas durante a Operação Atenas, ao qual o Campo Grande News teve acesso, demonstra que o prefeito sabia do esquema montado na Câmara e que estaria pagando dinheiro ao grupo em troca de apoio no Legislativo e para aprovação de projetos de lei. Cinco vereadores estão presos, entre eles Cicinho do PT.

As conversas de Cicinho do PT com outros vereadores, com assessores e outras pessoas dão a entender também que o grupo chegou a ameaçar cassar o mandato do prefeito para pressioná-lo a pagar propina. Numa conversa com uma pessoa citada pela PF apenas como “Célio”, o presidente da Câmara fala dos planos: “essa semana os caras armaram tudo para cassar o Léo. Chegaram a me propor aqui pro Jair assumir, acredita nisso?”. Célio responde: “Sim, eu falei para ele: Léo, você precisa demais da Câmara, do Cicinho”. O Jair citado é o vice-prefeito Jair Alves dos Santos, o Jair do PT.

“Pagar o tempo extra, tem que pagar. Só que o Léo ficou refém dos caras. O Léo agora vai pagar. Toda vez que o Léo falar vão ameaçar. Derrotaram um projeto do Léo aqui. É o que eu sempre falo para você: seja o cara humilde que você é não ‘bate’ com o Léo. Uma hora o Léo vai botar em você como fez com o Zé. Tirou o pão da boca. Ninguém aqui é virgem. O Léo fez tudo isso”, afirma Cícero dos Santos.

Em outra gravação da Polícia Federal, Cícero conversa com um homem chamado “Zé” sobre a gerente de Habitação Popular Vera Zezak Braga. Com a experiência de quem já foi chefe desse setor na cidade, Cícero dos Santos afirma que Vera “não aguenta a pressão” se fosse chamada a depor no Ministério Público, “sugerindo indício de ilicitude”, segundo o relatório da PF.

“Ali ela não aguenta a pressão. Se o promotor chamar ela, ela não aguenta. O Léo que se cuida. Se eu fosse o Léo eu convencia ela: ‘Vera eu tenho um lugar mais estratégico para você’. Porque se os caras vierem querendo saber como é que faz esse cadastro aí? O prefeito que mandou?”. Na quarta-feira passada, Vera foi uma das 28 pessoas conduzidas pelos policiais à delegacia da PF para prestar depoimento e depois foi liberada.

Trecho de transcrição de escutas da Polícia Federal em investigação sobre esquema que envolve vereadores. (Foto: Reprodução)
Trecho de transcrição de escutas da Polícia Federal em investigação sobre esquema que envolve vereadores. (Foto: Reprodução)

Detalhes - Em conversa com o vereador e Carlos Alberto Sanches (SDD), o Carlão, Cicinho do PT conta que o prefeito Léo Mattos reclamou para ele da vereadora Solange Melo (PROS), também presa na Operação Atenas: “O Léo mesmo falou: ‘Ô Cicinho eu não tô conseguindo viver. E te mais: eu não vou com o Léo valorizar ninguém não. Eu quero ganhar meu dinheiro. O Léo não tem jeito, não muda nunca. Tentei ainda ontem salvar o cara, mas não adianta”.

Na mesma conversa, Cicinho fala para Carlão sobre dinheiro: “eu tratei meu negócio com o Léo. Vai entrar dez paus para você e dez pro Marcus Douglas. Eu já tratei com o Léo”. Marcus Douglas Miranda (PMN) é outro vereador de Naviraí que está preso.

No dia que tiveram essa conversa, o presidente da Câmara e Carlão estavam com a relação abalada, por causa de discurso feito pelo segundo contra projeto que Cicinho apresentou em plenário. Após o diálogo, os dois se acertaram: “eu tô trabalhando o dia inteiro com a mente para poder produzir matéria aqui, pra nós ganhar aqui, ganhar todo mundo”.

Ainda sobre Solange Melo, Cícero dos Santos diz: “eu nunca vou trazer a Solange para o esquema, pode escrever... Eu nunca vou chamar a Solange de volta, eu nunca vou fazer, nunca vou fazer isso, jamais, eu não confio nela”.

Procurado pelo Campo Grande News, o prefeito Léo Mattos disse desconhecer o esquema montado pelos vereadores e negou fazer pagamento em troca da aprovação de projetos de lei. "Desconheço isso. Vocês leram errado, estão equivocados. Nesse suposto esquema o Executivo figura como vítima. Não fomos chamados a nada, para não ter respingado nada no Executivo então não fizemos nada. A Justiça vai julgar. Continuamos trabalhando da mesma forma. Se formos chamados estaremos lá para falar da nossa parte, entendemos o que aconteceu, mas agora nem posso falar nada sobre isso".

Nos siga no Google Notícias