A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

10/08/2012 19:00

Grupo de 400 índios invade área reivindicada em Paranhos

Nadyenka Castro

Índios guarani-kaiowá reivindicam área que fica na fronteira Brasil/Paraguai

Indígenas rezam, após morte do líder espiritual Nísio Gomes, em novembro do ano passado. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)Indígenas rezam, após morte do líder espiritual Nísio Gomes, em novembro do ano passado. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)

Aproximadamente 400 índios guarani-kaiowá invadiram na madrugada desta sexta-feira a fazenda Campina, em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Os indígenas alegam que a área da propriedade rural pertence a eles e chamam o ato de ‘retomada’ e “manifestação étnica”. Por conta da invasão, eles temem que haja reação violenta de fazendeiros.

“Sabemos que os pistoleiros das fazendas vão matar-nos, mas mesmo assim, a nossa manifestação pacífica começam hoje 10 de agosto de 2012”, consta em documento elaborado pelos indígenas destinado aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e Presidenta da República.

Os índios entraram no local após dois dias reunidos em reza e reuniões. Estão na área homens, mulheres e crianças. A maioria é de acampamentos, alguns às margens de rodovias.

No documento destinado às autoridades, os guarani e kaiowá pedem agilidade na demarcação e retomada de áreas, citam a violência contra lideranças e “... com urgência, a presenças de todas as autoridades federais para registrar as nossas manifestações pacíficas, étnicas e públicas pela devolução total de nossos territórios antigos”.

Menino de 8 anos fica ferido ao ser atingido por tiro de espingarda
Um menino de oito anos ficou ferido ao ser atingido por um tiro de espingarda na perna direita. A arma seria do pai da criança e o caso aconteceu na ...
Mulher se vinga de marido e o atinge com golpes de facão na cabeça
Um homem que não teve nome nem idade divulgados, ficou ferido ao ser esfaqueado na cabeça pela mulher, de 54 anos. Ela alegou que estava cansada de b...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions