ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Hospital que atende pacientes de 33 cidades recebe reforma emergencial

Helio de Freitas, de Dourados | 06/11/2014 11:00
Hospital da Vida é a maior unidade de urgência e emergência da região sul e estava “caindo aos pedaços” (Foto: Divulgação/A. Frota)
Hospital da Vida é a maior unidade de urgência e emergência da região sul e estava “caindo aos pedaços” (Foto: Divulgação/A. Frota)

Após anos “caindo aos pedaços”, o maior hospital da região sul do estado com atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) começou a receber uma reforma. O Hospital da Vida, localizado em Dourados, a 233 km de Campo Grande, é o único centro de urgência e emergência a atender pacientes da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e de outros 32 municípios da região.

Com recursos próprios, a prefeitura iniciou uma reforma emergencial no prédio dois meses após assumir o gerenciamento do hospital através da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados.

O trabalho inclui pintura dos quartos, reparos nas partes elétrica e hidráulica, substituição de portas e instalação de alguns equipamentos. Também está sendo construída uma nova ala para instalação de dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 11 de semi UTI.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as mudanças são gradativas devido ao estado precário em que a estrutura se encontrava. A Secretaria Municipal de Saúde assumiu a unidade após vencer o contrato com o Hospital Evangélico, que administrava o Hospital da Vida desde 2009. A cidade ainda aguarda a liberação de verba federal para a reconstrução do prédio. O recurso já está garantido, mas o Ministério da Saúde pediu uma readequação no projeto. Com a contrapartida do estado e do município, serão R$ 3 milhões para a reforma e ampliação.

Recentemente, a Secretaria de Saúde instalou 20 leitos clínicos para tirar os pacientes dos corredores. Outra medida foi ampliar em mais 20 leitos o acordo que a prefeitura possui com o Hospital das Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social) de Fátima do Sul, cidade a 40 km de Dourados e para onde são levados os casos mais simples.

Com anuência do Ministério da Saúde e do governo do Estado, a prefeitura tenta articular com municípios da macrorregião de Dourados a instalação de mais leitos em outras cidades para descentralizar o atendimento e desafogar a demanda do Hospital da Vida. Segundo a assessoria, já está em fase de licitação pelo governo do Estado a compra de equipamentos para mais 10 leitos no hospital de Nova Andradina e 10 no hospital de Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias