ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Idosa morre após erro em cirurgia e família cobra investigação na Santa Casa

Parentes querem autópsia no corpo para saber se queimaduras com bisturi contribuiram para a morte

Clayton Neves | 10/05/2021 14:33
Ferida na barriga da aposentada após queimadura durante procedimento cirúrgico. (Foto: Direto das Ruas)
Ferida na barriga da aposentada após queimadura durante procedimento cirúrgico. (Foto: Direto das Ruas)

Familiares cobram abertura de investigação contra a Santa Casa de Corumbá, depois de descobrirem que falha em bisturi durante cirurgia provocou sérias queimaduras na aposentada Nereida Barros, de 66 anos, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (10).  Agora, parentes querem autópsia no corpo para saber se o erro contribuiu para a morte.

A advogada da família, Olga Almeida Alves, conta que Nereida deu entrada na unidade em meados de abril para fazer uma operação no estômago. Durante a cirurgia, o bisturi elétrico usado pela equipe médica apresentou falha, o que provocou sérias queimaduras na barriga da paciente.

Já em casa, cerca de duas semanas depois de receber alta, a aposentada passou a reclamar de dores e precisou voltar para o hospital. Intrigada, a família buscou explicações, no entanto, nenhuma resposta foi dada.

De acordo com a advogada, somente depois de a família procurar a imprensa, a Santa Casa emitiu uma nota informando que havia aberto investigação interna e que a queimadura havia sido provocada pela falha no bisturi. "Foi uma resposta muito genérica, sem esclarecer detalhes”, lembra.

Depois de passar mal, dona Nereida não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto Socorro da unidade. No laudo, a causa da morte apontada é insuficiência cardíaca. “Queremos que seja feita uma autópsia para saber se o erro contribuiu para a morte”, afirma a advogada.

Outra reclamação, é que até o momento a família não pôde ter acesso ao prontuário da paciente. “Eles dizem que só vão apresentar com ordem judicial”, completa.

O Campo Grande News tentou contato com a Santa Casa de Corumbá, mas até o fechamento desta matéria não conseguiu contato.

Nos siga no Google Notícias