ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Imasul concede licença ambiental para construção de fábrica de celulose

Liana Feitosa | 23/01/2015 14:55
A área onde fábrica de celulose será construída. (Foto: Divulgação)
A área onde fábrica de celulose será construída. (Foto: Divulgação)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) concedeu licença que permite instalação da fábrica CRPE Holding S.A (Celulose Rio Pardense e Energia), que será construída no município de Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande. O empreendimento ocupará área de 3,27 milhões de m² e terá capacidade anual de produção de 2,2 milhões de toneladas de celulose branqueada de eucalipto.

A Licença de Instalação 137/2014 levou em consideração estudos técnicos relacionados, principalmente, a equipamentos de controle ambiental e atendimento às condicionantes da Licença Prévia 174/2014, além de análises ambientais. Os levantamentos foram realizados pela empresa Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria, serviços de engenharia, e responsável pela construção.

Produção - A planta da CRPE no Estado terá capacidade de cogeração de energia de 291 MW, sendo que 151 MW serão utilizados na própria fábrica. O excedente, 140 MW, será comercializado. Com a licença de instalação, o empreendimento tem autorização ambiental para a construção de um ramal ferroviário.

Além dos estudos ambientais realizados para a obtenção do licenciamento ambiental (licença prévia e licença de instalação), a Pöyry também realizou estudos de engenharia conceitual e de viabilidade técnica e econômica do empreendimento.

Construtora - A Pöyry atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água. Ela tem atividades no Brasil desde 1974 e, atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no país e atende mais de 50 clientes de diversos setores.

MS campeão em celulose - Mato Grosso do Sul se destaca no mercado nacional na produção de celulose. Além da fábrica que será instalada em Ribas do Rio Pardo, outras duas grandes empresas do setor estão instaladas no Estado: Fibria e Eldorado, ambas em Três Lagoas. A Fibria, atualmente, é capaz de produzir 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano. Já a Eldorado tem produção anual de aproximadamente 1,7 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias