ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Justiça determina que município ofereça vagas em creches e escolas

Ministério Público Estadual ingressou com ação para assegurar o acesso à educação das crianças de 0 a 5 anos

Gabriel Neris | 10/05/2019 14:59
Desembargador Fernando Marinho disse que é obrigação do Estado oferecer acesso educacional às crianças (Foto: TJMS)
Desembargador Fernando Marinho disse que é obrigação do Estado oferecer acesso educacional às crianças (Foto: TJMS)

A Justiça negou recurso do município de Nova Andradina, localizado a 300 km de Campo Grande, da condenação por não atender a demanda em creches e pré-escolas. A decisão foi tomada por unanimidade pelos desembargadores da 2ª Câmara Cível.

O Ministério Público Estadual ingressou com ação para assegurar o acesso à educação das crianças de 0 a 5 anos, alegando que a cidade não tem vagas suficientes para a essa faixa-etária, prejudicando que famílias possam trabalhar, já que não há lugar onde deixá-las.

O inquérito aberto aponta que havia 294 crianças aguardando vagas em 2015 e averiguaram a incompatibilidade entre o número de alunos em sala de aula e o número ideal recomendado pelos regimentos escolares das instituições. No ano seguinte levantaram que havia somente 116 vagas, além da lentidão nas obras de Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

A Justiça determinou prazo de 180 dias para o município viabilizar a colocação de todas as crianças à espera de vagas em creches e pré-escolas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil por aluno.

O município alegou que a ação jamais deveria ser julgada, defendendo-se de que não houve negligência ou omissão no atendimento desta faixa-etária e também por cumprir as metas designadas do Plano Nacional de Educação.

O relator do processo, desembargador Fernando Marinho, apontou que é obrigação do Estado oferecer acesso educacional às crianças.

“É dever do administrador municipal dar efetividade à ordem constitucional, garantindo o direito à educação, adotando medidas necessárias ao fiel cumprimento da norma, no caso, colocar crianças nas creches e pré-escolas”.

Nos siga no Google Notícias