ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça determina que vereadores afastados voltem ao cargo

Priscilla Peres | 10/12/2014 19:27
Gaeco no primeiro dia de operação na Casa de Leis. (Foto: Rio Pardo News)
Gaeco no primeiro dia de operação na Casa de Leis. (Foto: Rio Pardo News)

Decisão judicial de hoje afirma que o afastamento dos vereadores da Câmara de Ribas do Rio Pardo - distante 103 km de Campo Grande, é inconstitucional e os sete parlamentares devem voltar as suas atividades amanhã. Eles são investigados por receber diárias indevidamente e fraudar licitações.

Há cerca de 20 dias, uma liminar por meio de ação civil pública determinou o afastamento. Os advogados André Borges e Rodrigo Dalpiaz entraram com um agravo de instrumento e hoje o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho decidiu que o afastamento não é adequado para a situação.

"A decisão é de que o afastamento é consequencia de casos muito graves e não se aplica a essa situação. Para nós é uma ótima decisão, pois eles voltam ao trabalho amanhã", afirma o advogado André. Apesar disso, o desembargador determinou que os bens dos envolvidos na "farra das diárias" continuem bloqueados.

De acordo com a investigação do Ministério Público Estadual, os vereadores faziam saques de dinheiro em um supermercado do município, pagavam pensão alimentícia com dinheiro público, forjavam relatórios de viagens e ensinavam os colegas a seguir com os esquemas fraudulentos.

O ministério fez uma relação de crimes cometidos por cada um dos acusados. O grupo também contratava empresas sem licitação ou por procedimentos licitatórios que não passavam de farsa, para beneficiar empresas de familiares e de amigos dos agentes públicos.

Foram afastados, o ex-presidente da Casa de Leis Adalberto Alexandre Domingues, o Betinho (PRTB), a vereadora Lucineide Friosi (PSC), o presidente da Câmara, Antonino Ângelo da Silva, vice-presidente, Célia Regina Ribeiro, Cláudio Roberto Siqueira Lins, Diony Erick Lima, Fabiano Duarte de Souza, Justino Machado Nogueira e Lucineide Friosi (PSC) .

Nos siga no Google Notícias