ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Monitoramento aponta queimadas ainda mais críticas nos próximos 2 meses

Ánalise leva em conta nível do Rio Paraguai, índice de chuvas e temperaturas previstas

Clayton Neves | 24/07/2020 16:26
Brigadista durante combate a incêndio que atinge região do Pantanal. (Foto: Ibama)
Brigadista durante combate a incêndio que atinge região do Pantanal. (Foto: Ibama)

Monitoramento das condições na região do Pantanal, feito pelo Ibama, aponta situação bastante crítica para em relação aos incêndios que atingem a área neste mês. Apesar das  circunstâncias nem sempre favoráveis, o órgão mantém cinco brigadas para trabalhar no combate às chamas.

Para piorar o problema recorrente no inverno sempre seco, o levantamento indica meses ainda de maior risco. Chuvas devem ficar abaixo da média, já as temperaturas devem ser acima do que normalmente é verificado em agosto e setembro, meses considerados mais secos.

Outra consequência prevista é a menor cheia registrada no Rio Paraguai em nove anos, o que contribui para que áreas antes cobertas pela água estejam expostas e secas.

Brigadista em fazenda onde o fogo começou no dia 13 e agora a fase é de rescaldo. (Foto: Ibama)
Brigadista em fazenda onde o fogo começou no dia 13 e agora a fase é de rescaldo. (Foto: Ibama)

As duas principais frentes desta semana são em uma fazenda e em posto avançado da Marinha.

Ao norte da área urbana de Corumbá, o fogo ameaçava até uma escola de crianças e jovens ribeirinhos, na região da Fazenda Jatobazinho. Desde o dia 13 a operação do Ibama combatia o fogo e hoje a fase é de rescaldo e vigilância, para que o incêndio não recomece.

O outro incêndio ocorre em Posto Avançado da Marinha do Brasil, local conhecido como Rabicho. No local, 13 Brigadistas trabalham desde ontem (23), ainda tentando debelar o fogo.

Como sempre no Pantanal, "a grande dificuldade encontrada pelas equipes é o acesso, que na maior parte das vezes se dá por via fluvial e o deslocamento é completado a pé por regiões pantanosas, com vegetação cerrada", informa o Ibama.

Recorrente - Desde o início do ano, Mato Grosso do Sul já registrou aumento de 86% no índice de queimadas, se comparado com o mesmo período do ano passado, que já foi terrível para os brigadistas.

Para tentar resolver a situação, na quinta-feira (23) o Governo do Estado pediu apoio das Forças Armadas para combater as queimadas no Pantanal, como a utilização de helicópteros para facilitar no deslocamento de militares.

O Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), do Ibama, mantém na região uma brigada especializada composta por 27 Brigadistas treinados e equipados, além de quatro brigadas indígenas que protegem seus territórios.

Imagem aérea de fogo na vegetação pantaneira nesta semana. (Foto: Divulgação/Ibama)
Imagem aérea de fogo na vegetação pantaneira nesta semana. (Foto: Divulgação/Ibama)


Nos siga no Google Notícias