A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/12/2015 12:28

Município teve 40°C em três dias consecutivos e 2,7 mil queimadas

Caroline Maldonado
Em outubro, Corumbá teve três dias consecutivos com temperatura na casa dos 40°C (Foto: Diário Corumbaense)Em outubro, Corumbá teve três dias consecutivos com temperatura na casa dos 40°C (Foto: Diário Corumbaense)

Até o dia 10 de dezembro, foram 2.720 focos de queimadas em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. A cidade liderou o ranking nacional durante a maioria dos meses de 2015, mas agora ocupa a quarta colocação no país, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Em Mato Grosso do Sul, o total de focos no ano é de 4.987. Corumbá está atrás apenas das cidades de São Félix do Xingu (PA), com 4.301 registros de queimadas; Porto Velho (RO) que contabiliza 4.056 focos e Altamira (PA) que teve 3.312 ocorrências, neste ano.

No mês de outubro, a Cidade Branca teve três dias consecutivos com temperatura na casa dos 40°C, segundo o jornal Diário Corumbaense. No dia 22, os termômetros da estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcaram 40,8 graus, às 15 horas. No dia seguinte, com 40,7°C, o município ficou entre os dez que registraram maior temperatura.

Na terça-feira, dia 20, o Inmet registrou a segunda maior temperatura do país em Corumbá, foram 40,9°C. Na frente, ficou apenas a cidade goiana de Itumbiara, com exatos 41°C.

Alerta - O número de focos inclui queimadas em terrenos baldios e floresta. Os incêndios florestais matam os animais, destroem a vegetação e poluem o meio ambiente. Além disso, a fumaça pode agravar problemas respiratórios e causar acidentes em estradas.

Para evitar incêndios em vegetação, não deve ser feita sem autorização a queima controlada em matas, principalmente nesta época do ano. Em rodovias, as bitucas de cigarro, que são lançadas pelas janelas de veículos, são as principais causas de incêndio.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions