ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Murtinho começa obra da “Orla do Rio” para turistas da Rota Bioceânica

A expectativa é concluir todo o projeto no primeiro semestre de 2026

Por Izabela Cavalcanti | 13/08/2025 10:43
Murtinho começa obra da “Orla do Rio” para turistas da Rota Bioceânica
Imagem ilustra como irá ficar a Orla do Rio após ficar pronta (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Porto Murtinho iniciou uma obra orçada em R$ 5 milhões para receber turistas que utilizam o Corredor Bioceânico. O espaço, chamado “Orla do Rio”, com 600 m², contará com receptivo, pista de caminhada, bar e área para contemplação do Rio Paraguai.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Porto Murtinho investirá R$ 5 milhões na construção da "Orla do Rio", um espaço turístico com receptivo, bar, pista de caminhada e mirante para o Rio Paraguai, visando atender aos turistas da Rota Bioceânica. A previsão de conclusão da obra é fevereiro de 2026. A orla terá 600 m² e uma pista de caminhada de 2 km, localizada sobre o dique, área atualmente sob responsabilidade da União. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) planeja transferir a propriedade do dique para a prefeitura, facilitando futuras intervenções. A Rota Bioceânica, corredor rodoviário de 2.400 km conectando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete reduzir custos logísticos e tempo de transporte. A ponte sobre o Rio Paraguai, parte crucial do projeto, está 75% concluída, com previsão de entrega no segundo semestre de 2026.

Em julho do ano passado, a SPU-MS (Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul) autorizou a execução de obras de adequação, construção de calçadas e instalação de iluminação pública no dique de Porto Murtinho.

A pista de caminhada terá 2 quilômetros de extensão — o equivalente a 2 mil metros —, dos quais 1 mil já estão concluídos. Agora, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, aguarda a liberação para a continuidade das obras. A expectativa é concluir todo o projeto no primeiro semestre de 2026.

“É um plano diretor que será implementado ao longo do acesso à ponte. Estamos aguardando o SPU para fazer um espaço turístico em cima do dique para atender os turistas da rota”, disse.

Murtinho começa obra da “Orla do Rio” para turistas da Rota Bioceânica
Área reservada para bar e restaurante na Orla do Rio, em Porto Murtinho (Foto: Divulgação)

O dique de Porto Murtinho está sob responsabilidade da União. Segundo o superintendente do SPU-MS, Thiago Botelho, o objetivo é passar todo o dique para a propriedade da prefeitura.

“O dique é a área de contenção e é do Governo Federal e para qualquer obra precisa fazer autorização. O objetivo é entregar todo o dique para a Prefeitura de Porto Murtinho. A SPU está preocupada com a Rota Bioceânica, porque Porto Murtinho não pode ser uma rota de passagem, é a entrada”, pontuou Botelho.

Murtinho começa obra da “Orla do Rio” para turistas da Rota Bioceânica
Entrada da Orla do Rio em Porto Murtinho (Foto: Divulgação)

Rota Bioceânica – O corredor rodoviário internacional terá 2.400 quilômetros, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A expectativa é de redução de até 30% nos custos logísticos e de 15 dias no tempo de transporte em relação à rota marítima tradicional pelo Canal do Panamá.

A ponte sobre o Rio Paraguai está 75% concluída e a expectativa é de que a obra seja finalizada no segundo semestre de 2026.

A ponte terá extensão de 1.294 metros e 21 metros de largura, sendo dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.