ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Polícia Federal faz duas operações contra quadrilha de ex-político de MS

Organização criminosa trazia droga e cigarro do Paraguai através de Mundo Novo

Helio de Freitas, de Dourados | 07/07/2021 09:39
Policial federal observa chaveiro abrindo cofre durante buscas desta quarta-feira (Foto: Divulgação)
Policial federal observa chaveiro abrindo cofre durante buscas desta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Quadrilhas atuantes no tráfico de drogas, no contrabando de cigarro do Paraguai e lavagem de dinheiro, uma delas chefiada por ex-político de Mato Grosso do Sul, são alvos de duas operações da Polícia Federal nesta quarta-feira (7). O ex-político não teve o nome divulgado, mas sua base eleitoral ficava na região dos municípios de Mundo Novo e Eldorado.

São 176 policiais federais mobilizados nas operações “Celeritas” e “Greasy Money” para cumprir 30 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas Justiças Federais em Naviraí e Campo Grande e cumpridos em Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Tacuru e Bataguassu.

Conforme a Polícia Federal, as investigações começaram em 2017. A organização criminosa ficou conhecida pela forma imprudente, geralmente em altíssima velocidade, com que seus motoristas conduziam veículos roubados, carregados com cigarros paraguaios ou drogas trazidas do Paraguai a partir da região de Mundo Novo. As cargas seguiam para vários estados brasileiros.

“Celeritas” significa “celeridade” ou “excesso de velocidade”. “Greasy Money” significa “dinheiro oleoso”, pelo fato de que parte do dinheiro proveniente das atividades criminosas era “lavada” por outra organização criminosa, chefiada pelo ex-político por meio de postos de gasolina, casa de shows e utilização de “laranjas”.

Atentados – Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que integrantes da organização criminosa mencionaram a possibilidade de atentarem contra a vida de autoridades da segurança pública, “demonstrando a periculosidade de seus integrantes”.

Durante as investigações foram apreendidos 2,7 milhões de maços de cigarros paraguaios, cinco toneladas de maconha e 25 veículos de pequeno e grande portes.

Policiais federais em um dos locais onde foram cumpridos mandados hoje (Foto: Divulgação)
Policiais federais em um dos locais onde foram cumpridos mandados hoje (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias