ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Ponta Porã comemora 102 anos com entrega de obras e shows musicais

Luciana Brazil | 18/07/2014 09:12
Conhecida como Princesinha dos Ervais, cidade comemora 102 anos. (Foto: Divulgação)
Conhecida como Princesinha dos Ervais, cidade comemora 102 anos. (Foto: Divulgação)

A cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, comemora hoje 102 anos de fundação. Com mais de 76 mil habitantes, o município está localizado sobre a serra de Maracaju e tem papel importante na economia de Mato Grosso do Sul. A 323 quilômetros de Campo Grande, Ponta Porã é conhecida como a Princesinha dos Ervais, por causa das grandes plantações de erva mate. Para celebrar a data, a prefeitura preparou uma programação especial que terá entrega de obras e shows musicais.

Serão três dias de festa, que começou nesta quinta-feira. Hoje, a partir das 9 horas, o prefeito Ludimar Novais (PPS) entrega reformas de escolas e lançamentos de obras da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). No fim da tarde, às 17 horas, moradores poderão curtir o show de Almir Sater e Jerry Spíndola, além de outros artistas. Também no pacote está a liberação do sinal wi-fi no Parque dos Ervais.

Amanhã, escolas que passaram por reformas e ampliações serão entregues no distrito de Sanga Puitã. Eletrodomésticos serão distribuídos em escolas de Ponta Porã. No fim da tarde, o grupo Funk-se abre a rodada de shows. Mari Depieri, Orquestra de Reciclados de Cateura, Jazz Monde, Surfistas de Trem e Gideão Dias fazem parte da lista de atrações.

Ontem, o prefeito inaugurou a academia da saúde, entregou patrulhas mecanizadas no assentamento Itamarati e também entregou escolas reformadas na cidade.

Ponta Porã, está na fronteira com Pedro Juan Caballero e tem como símbolo uma cuia de chimarrão e outra de tereré, representando as duas culturas da região. As principais atividades são a pecuária, agricultura e extração de madeiras, além do comércio, prestação de serviços e serviços públicos.

A cidade é destino certo para quem quer fazer compras, do outro lado da fronteira, em Pedro Juan Caballero.

História - Antes da Guerra do Paraguai, Ponta Porã era apenas uma região deserta no interior do Paraguai, onde morava uma tribo de índios, descendentes do povo Guarani. A região também era local de parada de carreteiros, que faziam o transporte da erva-mate.

Depois da guerra, Tomás de Laranjeiras explorava e industrializava a erva-mate em Ponta Porã e exportava para Argentina. Em 1892 começa chegar na região muitos migrantes gaúchos, que chegaram para viver da agropecuária. Em 1987 é criado o primeiro destacamento policial na região e, em 1900 Ponta Porã se torna distrito de Bela Vista.

Finalmente no dia 18 de julho de 1912 o município de Ponta Porã, que em guarani quer dizer ponta bonita, é criado pela lei nº 617. Dois distritos fazem parte do município, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa.

Nos siga no Google Notícias